O que é Inadimplência
SIMULE AGORA

Inadimplência

O que é Inadimplência. Entenda melhor o conceito de Inadimplência e descubra sua importância!

O que é Inadimplência

A Inadimplência é a falta de cumprimento no pagamento de uma dívida ou obrigação, principalmente de teor financeiro. 

A Inadimplência se configura quando o indivíduo possui um acordo previamente estabelecido com outra pessoa física ou jurídica e não cumpre com os termos acordados, em especial referente à pagamentos financeiros que devem ser realizados.

Banner will be placed here

Como funciona a Inadimplência

Entre os contratos que são estabelecidos entre produtores, prestadores de serviços e consumidores estão aqueles que se dão através de pagamentos a prazo.

São pagamentos por produtos ou serviços que não são totalmente quitados no momento da contratação ou quando a transação comercial é efetivamente realizada, se estendendo para o futuro o pagamento do valor devido.

Esse pagamento pode ser realizado de diferentes formas, a depender da política comercial daquele que está fornecendo o produto ou serviço (através de parcelamentos, pagamento único futuro, transferência da propriedade de um bem, etc).

Assim, cabe ao consumidor a obrigação de arcar com sua parte na transação estabelecida por meio do pagamento dos valores que lhe correspondem.

Entretanto, nem sempre se verifica que os pagamentos são realizados, trazendo prejuízo financeiro para quem forneceu o produto ou serviço.

Nesse caso, se diz que é inadimplente aquele que não realiza o pagamento do valor financeiro que corresponde ao produto ou serviço que recebeu ou vai receber.

A inadimplência funciona, portanto, quando ocorre o descumprimento do pagamento da parte consumidora.

Causas da Inadimplência

As causas da inadimplência podem ser diversas, contudo em contexto mais amplo verificam-se razões recorrentes que produzem inadimplência.

A falta de planejamento financeiro pessoal é uma das principais causas. É fundamental que seja realizado, pois oferece uma visão objetiva sobre receitas e gastos, prevenindo eventuais gastos que não poderão ser pagos.

Outra causa bastante comum de inadimplência é a não compreensão sobre eventuais juros contratuais, atingindo especialmente uma parcela grande da população com menor renda.

Nem sempre as pessoas possuem a totalidade do valor de determinado produto ou serviço, e para poder consumir acabam recorrendo a facilitação de pagamento, como o parcelamento.

Entretanto, muitas vezes há no contrato a incidência de juros mensais sobre o produto ou serviço fornecido, gerando, a longo prazo, um aumento considerável do valor inicial do produto.

Uma outra causa comum da inadimplência pode ser o desemprego, na medida em que é firmado um contrato no momento em que a pessoa está empregada e podendo honrar com os pagamentos, porém depois é demitida e não consegue continuar pagando.

Por fim, é importante também considerar o consumismo como um causador de inadimplência, pois muitas pessoas consomem excessivamente, se endividam e não conseguem honrar com o pagamento de seus compromissos.

Consequências da Inadimplência

No Brasil, o Serasa Experian é a entidade que realiza o acompanhamento da inadimplência no país, possuindo inclusive o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.

Além da inadimplência de pessoas físicas também é possível acompanhar pelo Serasa a inadimplência de empresas.

As principais consequências da inadimplência são:

  • A impossibilidade de conseguir um empréstimo em bancos ou instituições financeiras;
  • A impossibilidade de conseguir financiamentos;
  • A impossibilidade de abrir uma conta corrente ou conseguir a disponibilidade de cartão de crédito;
  • A dificuldade ou impossibilidade de alugar um imóvel;
  • O bloqueio ou diminuição do cheque especial; entre outros.

A inadimplência pode levar a pessoa a ficar com o nome sujo, que na verdade significa que ela está qualificada por órgãos de proteção ao crédito como inadimplente.

Ou seja, quem está inadimplente é sinalizado como um mau pagador.

Nesse sentido, é importante que quem está em situação de inadimplência busque junto aos seus credores a tratativa para o pagamento dos valores que deve. 

Muitas vezes as dívidas podem ser renegociadas, inclusive por valores abaixo do valor inicial, a depender de cada caso.O pagamento das dívidas em aberto é um dos fatores importantes para um projeto de conquista da independência financeira, pois são um empecilho para uma vida financeira saudável.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE