Voltei a filosofar sobre como o desânimo acometeu o mercado financeiro como um todo.

Muito provavelmente você que me lê agora já carrega algum grau de desinteresse e até resignação, aquela sensação de “é assim mesmo, agora vamos esperar para ver no que vai dar”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Fato é que a grande maioria dos investidores que começaram a investir após o estouro da pandemia devem estar perdendo dinheiro e, concomitantemente, não parecem estar esperançosos com uma recuperação.

Os investidores que ingressaram na bolsa de valores brasileira representam hoje mais de 70% dos CPFs ativos na B3.

Não acho produtivo divagarmos sobre o que deveria ser feito, mas sim projetarmos o que seria a condução ideal do seu portfólio daqui para frente.

Primeira coisa, o mercado está pagando você muito bem para esperar.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Com juros altos, as viúvas do CDI parecem estar novamente conjugadas e felizes. Mesmo que você não seja uma delas, ali tem uma festa boa.

É coerente, nesse momento, destinar parte relevante do seu patrimônio aos pós-fixados, o que nada mais seria do que o tradicional Tesouro Selic.

Além disso, títulos indexados estão oferecendo um juro real de 6% ao ano. Vale a pena ficar de olho nisso também.

Mas não pode acabar por aí.

Sim, temos um inverno cripto e um bear market na bolsa de valores norte-americana.

Nesses mercados, tudo fica mais difícil e até mesmo escolher ativos a dedo pode ser complicado.

Hedges tradicionais como ouro e dólar não funcionaram até aqui e ainda hoje não são uma compra óbvia.

Mercados internacionais, como China e Europa, são muito complexos, no primeiro caso, ou terão tempos difíceis à frente, como no segundo.

E tudo isso nos volta para um encontro com nós mesmos.

Na ante-sala das eleições e da Copa do Mundo, talvez contra a nossa própria vontade, a bolsa brasileira talvez seja uma das únicas “pechinchas” mais óbvias.

E quando falo “pechincha óbvia” não falo em potenciais absurdos de valorização, mas sim a possibilidade de se adquirir ativos de qualidade por um preço bastante razoável.

Para um investidor mais generalista e menos detalhista pode parecer estranho, mas a bolsa brasileira é repleta de empresas sólidas, geradoras de caixa, inseridas em estruturas de mercado oligopolísticas (com poucos players e relevante barreira à entrada) e que, sobretudo, estão sendo negociadas a preços de promoção.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Findo aqui com a conclusão de que é preciso ter um pouco de tudo, ajustando as doses de acordo com seus objetivos financeiros, perfil de investidor e até convicções.

Obviamente não se trata de um trabalho fácil e justamente por isso estamos estendendo a mão a alguns investidores selecionados.

Um deles pode ser você.

No fim das contas, tudo é uma questão de como você monta sua carteira de investimentos.

Uma boa montagem de carteira não só evita perdas permanentes, mas também é o que nos dá tranquilidade até mesmo quando os tempos não são bons.

Nesse momento queremos estar próximo de você, então, caso você tenha interesse em falar com os consultores de investimento, clique aqui para preencher a aplicação.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.