A Rússia está importando produtos chineses quase na mesma proporção que antes da invasão da Ucrânia, de acordo com dados da autoridade alfandegária da China compilados pela Bloomberg

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em julho, a Rússia importou US$ 6,7 bilhões em mercadorias da China, um aumento de aproximadamente 20% em relação ao mesmo período do ano passado, preenchendo a lacuna de mercado dos países ocidentais que pararam de negociar com a nação em guerra. 

De acordo com o relatório, os fabricantes de automóveis chineses Great Wall Motor e Geely Automobile Holdings, entre outros, tornaram-se os mais vendidos na Rússia nos últimos meses, à medida que sua participação de mercado cresce. 

O aumento impulsionou os volumes de comércio no mercado de câmbio entre o yuan e o rublo. No mês passado, os volumes de negociação do par yuan-rublo atingiram o nível mais alto de todos os tempos

No início da guerra na Ucrânia, os preços crescentes das commodities da Rússia e o declínio acentuado das importações ajudaram a elevar o rublo. No entanto, o salto no fluxo de mercadorias chinesas para a Rússia aliviou alguma pressão sobre a moeda. 

O banco central da Rússia também cortou as taxas de referência e relaxou alguns controles cambiais. Em julho, o rublo perdeu 13% em relação ao dólar.

Enquanto isso, o yuan da China está em sua maior sequência de perdas desde outubro de 2018. A moeda perdeu 5% em relação ao dólar até agora este ano, com os dados econômicos pessimistas de Pequim o arrastando para baixo. 

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.