O que é Ilusão Monetária

Ilusão Monetária é a tendência psicológica de se pensar em dinheiro sem considerar suficientemente a influência da inflação, ou seja, é a tendência de priorizar o aspecto nominal do dinheiro em detrimento do seu aspecto de valor real.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Ilusão Monetária é considerada um viés psicológico, pois produz nas pessoas uma compreensão sobre dinheiro que não corresponde à realidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Ilusão Monetária

Talvez a maneira mais simples de explicar como funciona a ilusão monetária seja através de um exemplo.

Imagine que dois anos atrás você recebia um salário mensal de 5.000 reais e gastava todo mês exatos 4.700 reais com aluguel, alimentação da família e contas fixas mensais. Nessa época a inflação do país era de 0%.

Passados dois anos, você recebeu um aumento de 10%, ou seja, seu salário foi de 5.000 reais mensais para 5.500 reais mensais, entretanto com um aumento de inflação de 11%. 

Assim, se você tivesse que escolher um dos cenários econômicos, qual escolheria? O cenário de 2 anos atrás sem aumento ou o cenário de hoje em dia, com um aumento de 10% no valor do seu salário mensal?

Estudos mostram que a grande maioria das pessoas prefere escolher o segundo cenário, ou seja, receber um salário com aumento de 10%, mesmo com uma inflação de 11%.

A razão para essa escolha é justamente causada pela ilusão monetária.

Se colocarmos em termos racionais, há dois anos o valor gasto com aluguel, alimentação e contas fixas era de 4.700 reais, sobrando ao final do mês 300 reais livres.

Porém, passados dois anos esse mesmo gasto foi para 5.217 reais por causa da inflação de 11%, sobrando ao final do mês 283 reais livres. Ou seja, a inflação causou um aumento no custo de vida e diminuiu o saldo livre ao final do mês.

Existe uma diferença, portanto, no valor nominal do dinheiro e seu valor real. O valor nominal é o próprio valor numérico da moeda em si (ou seja, R$ 1, $ 1, € 1 etc). Enquanto isso, o valor real é o poder de compra daquela moeda.

No exemplo dado, torna-se claro que houve uma desvalorização do poder de compra da moeda, pois antes se pagava aluguel, alimentação e contas fixas com 4.700 reais, entretanto passados dois anos esse mesmo gasto foi para 5.217 reais. 

Ilusão Monetária e Inflação

No exemplo dado acima, podemos perceber que se tivesse ocorrido um aumento salarial na mesma proporção da inflação (ou seja, 11%), não teríamos um cenário de perda do poder de compra.

Pois 5.000 reais há dois anos seriam 5.550 reais hoje em dia. Deste modo, mesmo com o aumento do custo do aluguel, alimentação e contas fixas haveria um saldo de 333 reais ao final do mês, maior que o saldo de dois anos atrás (que era de 300 reais).

A inflação é um importante indicador para definir qual tem sido o ganho ou perda do poder de compra da população em relação ao seu salário. Pois para que haja ganho salarial é preciso que o aumento salarial seja maior do que a inflação. 

O IPCA é o indexador oficial da inflação no país e é importante que seja acompanhado para que as pessoas saibam se posicionar e traçar estratégias de planejamento financeiro pessoal com o objetivo de não serem tão afetadas pela inflação ao longo do tempo.

Ilusão Monetária e Mercado Financeiro

A principal estratégia para se blindar contra a ilusão monetária é simples e antiga: colocar tudo na ponta do lápis.

Assumir uma postura racional diante de assuntos financeiros envolve entender sobre como e o quanto estamos sendo afetados pelas mudanças econômicas que acontecem.

O mercado financeiro oferece uma quantidade imensa de produtos financeiros que devem ser utilizados por aqueles que buscam criar alternativas para incrementar seus rendimentos.Para isso, é importante conhecer seu perfil de investidor, encontrar os investimentos adequados aos seus objetivos, estudar sobre a rentabilidade de seus ativos e manter constância de novos aportes, ainda que pequenos.