O que é Ilusão de Validade

Ilusão de Validade é a tendência psicológica que produz uma confiança superestimada nas conclusões que emitimos e defendemos, mesmo com pouca base de dados e evidências que justifiquem aquela conclusão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Ilusão de Validade é considerada um viés cognitivo, na medida em que produz na pessoa uma falsa impressão de que sua conclusão está bem justificada em termos racionais, quando na verdade ocorre justamente o oposto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Ilusão de Validade

A ilusão de validade funciona através do mecanismo psicológico e cognitivo natural dos seres humanos de tentar encontrar justificativas e explicações para as coisas. Possuímos um sentido de causalidade, em que dado ‘A’, então ‘B’.

Em outras palavras, reunimos uma série de elementos (A) que nos levam a crer numa determinada conclusão (B), sendo que nossas conclusões podem ou não estar devidamente justificadas em termos racionais através dos dados que temos disponíveis até aquele momento. 

Por exemplo: alguém que observa nuvens escuras no céu, trovões e uma ventania muito forte é facilmente levado a concluir que irá chover, pois ele reuniu as informações disponíveis até o momento (A) e concluiu que choveria (B).

Entretanto, não é sempre que temos dados e informações tão óbvias e precisas, pelo contrário. 

Se repararmos bem, a maioria das coisas possui múltiplos fatores envolvidos e isso dificulta nossa precisão de acertos.

A ilusão de validade funciona produzindo na pessoa a ideia de que ela possui todas, ou a grande maioria, das informações disponíveis e de que sua conclusão é válida, ou seja, está bem justificada e embasada quando na realidade não está.

Ilusão de Validade e Indução

Basicamente nossas conclusões são resultado de argumentos que criamos para justificá-las.

Se pararmos pra pensar, temos explicações para quase tudo o que acontece. Porém essas explicações podem ser suficientemente capazes de, de fato, justificar ou não as conclusões que defendemos.

A matemática nos dá os maiores exemplos de conclusões justificadas por excelentes argumentos. 

Ninguém pode dizer que a raiz quadrada de 49 não é 7. Isso acontece porque temos um excelente argumento para justificar que 7 x 7 é 49. Assim, o número multiplicado por ele mesmo que resulta em 49 é 7. Aqui temos uma dedução, pois 7 x 7 implica, necessariamente, em 49.

Diferentemente, as induções nos levam a conclusões que não estão devidamente justificadas, isto é, não implicam, necessariamente, na conclusão que queremos defender.

Exemplo: não é porque estamos no trânsito e vemos alguém dirigindo um carro de luxo que podemos concluir que o motorista é milionário. Pois o motorista pode ser o empregado do dono do carro, o motorista pode ser o dono do carro porém estar em dívida e falido, etc.

Ou seja, estabelecemos essa conclusão pois somos induzidos pelas nossas experiências passadas e por acreditar que temos todas as informações principais ali reunidas.

Assim, a ilusão de validade é resultado de um processo de indução no qual acreditamos possuir informações que implicam, necessariamente, na conclusão por nós defendidas.

Ilusão de Validade e Mercado Financeiro

Investir no mercado financeiro depende, fundamentalmente, de quais decisões tomamos, da razão pela qual tomamos e como tomamos.

Assim, é preciso atentar que é necessário um planejamento financeiro pessoal antes de investir, analisar para tomar as melhores decisões e fazer um acompanhamento para saber a realidade dos seus investimentos.

É muito fácil alguém acreditar que tem informações que justifiquem uma aplicação financeira em um determinado investimento quando na realidade não deveria investir, pois ele está sob a ilusão de validade (de que suas informações justificam aquele investimento).

Diante de tantas informações disponíveis que temos, desde índices até uma infinidade de análises sobre empresas, é recomendável um estudo adequado para a tomada das melhores decisões e escolhas

Essas sim, bem justificadas e capazes de apresentar um resultado realmente válido, na medida em que são assertivas e resultam em ganhos financeiros para os investidores.