O que é Ilusão de Transparência

Ilusão de Transparência é a crença superestimada de que a pessoa demonstra de maneira clara os seus sentimentos, pensamentos e emoções para os demais. 

Diz respeito às pessoas que acreditam que transmitem de maneira transparente o seu mundo interior para aqueles que vivem à sua volta. 

A Ilusão de Transparência é considerada um viés cognitivo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ilusão de Transparência e a relação com os outros

A ilusão de transparência produz uma imagem distorcida sob a qual as pessoas acreditam que demonstram de maneira bastante nítida os seus sentimentos para os outros.

Tal distorção pode conduzir a uma situação em que o indivíduo que possui a ilusão de transparência se sente frustrado ou incompreendido quando as demais pessoas não reagem de determinada maneira em relação ao que ele espera. 

Na sua perspectiva, a sua postura é suficientemente capaz de transmitir aquilo que ele espera que os outros percebam, o que nem sempre ocorre.

Em termos de comunicação, temos dois tipos: a comunicação verbal e a comunicação não-verbal, sendo uma das modalidades de comunicação não-verbal a comunicação corporal, que é aquela que é expressa através de movimentos, gestos e expressões do corpo.

Muito antes de existir a comunicação verbal já existia a comunicação não-verbal

Exemplo disso é a comunicação entre animais, pois eles não são possuidores de uma linguagem simbólica (através de palavras escritas, faladas ou até mesmo sinais, como os de trânsito) como a nossa e mesmo assim se comunicam, através do corpo. 

Existem estudos que indicam que os animais também se comunicam através de sinais como os de trânsito e de hospitais, indicando zonas de perigo ou alimento, mas esse não é o ponto. 

O ponto que queremos ressaltar aqui é a comunicação corporal, que muitas vezes substitui a comunicação verbal e pode inclusive ser suplementar à ela

Em nossa relação com os outros recorremos tanto à comunicação verbal quanto à comunicação não-verbal. 

Porém, nem sempre somos claros quanto ao que queremos transmitir, fazendo com que algumas pessoas caiam na ilusão de transparência por pensarem que são claras o bastante. 

Ilusão de Transparência e Cultura

Algumas culturas são conhecidas pelo aspecto mais extrovertido de seus indivíduos, enquanto outras culturas são conhecidas pelo seu aspecto mais introvertido

Exemplos de culturas extrovertidas são a italiana e a brasileira, já a cultura japonesa possui um aspecto mais introvertido, em geral. 

Essas diferenças no modo de comunicação (tanto verbal quanto não-verbal) podem influenciar na maneira como  as pessoas divergem quanto ao quão claras são e o quanto imaginam ser.

Ilusão de Transparência e ambiente profissional

Para além de dificuldades e consequências negativas que a ilusão de transparência pode produzir no ambiente pessoal, é preciso se atentar especialmente sobre relações que são estabelecidas no ambiente profissional.

Em geral, ambientes profissionais visam a manutenção de relações mais formais e impessoais entre as pessoas

Isso faz com que os indivíduos preservem uma postura diferente no seu círculo mais íntimo e no seu círculo profissional, recorrendo a formas distintas de se comunicar muitas vezes.

Sendo assim, pode ser mais difícil que no ambiente profissional as pessoas identifiquem corretamente o significado de pequenos gestos ou palavras de quem compartilha o mesmo ambiente profissional com elas. 

Portanto, é fundamental aprender a se comunicar adequadamente. 

Uma boa comunicação evita desencontros e transmite, de fato, aquilo que se quer transmitir, evitando que a ilusão de transparência aconteça, tornando muito mais efetiva a troca de conteúdos e a relação cotidiana entre todos no ambiente da empresa

A ilusão de transparência, quando recorrente, pode acarretar em prejuízos para as empresas na medida em que seus colaboradores não se comunicam claramente uns com os outros. 

Empresas são corporações que buscam ser lucrativas e atrair investimentos para si em prol de seu crescimento, portanto os colaboradores devem estabelecer entre si uma comunicação que promova esse objetivo e não o contrário.