O que é Ilusão de Percepção Assimétrica

A Ilusão de Percepção Assimétrica é um fenômeno psicológico no qual determinados indivíduos possuem uma tendência em acreditar que conhecem mais outras pessoas do que elas mesmas se conhecem.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Ilusão de Percepção Assimétrica é considerada um viés cognitivo, pois é uma distorção da realidade.

Nesse viés, alguns indivíduos passam a acreditar que conhecem melhor as motivações, características, razões, emoções, etc, de outras pessoas do que essas mesmas pessoas se conhecem.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Ilusão de Percepção Assimétrica

Uma das características da ilusão de percepção assimétrica é que muitas vezes ela se manifesta como possuidora de uma explicação lógica

Isto significa que quem possui a ilusão de percepção assimétrica é levado a acreditar que tem fortes evidências para estabelecer que a sua crença sobre a pessoa em questão tem uma motivação racional

Ou seja, a pessoa realmente acredita e tem como “explicar” a sua crença, sem perceber que na realidade se trata de uma ilusão de percepção assimétrica.

Outra característica da ilusão de percepção assimétrica é que ela é praticamente imperceptível, pois todos os seres humanos em algum momento induzem que conhecem mais sobre outras pessoas do que, de fato, conhecem.

Um bom exemplo disso são as mães. É fato que a grande maioria delas conhece muito bem os seus filhos e estão certas sobre eles muitas vezes. Mas nem sempre.

Algumas vezes é normal que elas imaginem que saibam de algo que supostamente os filhos estão escondendo delas, como uma nota ruim no colégio, apenas pelo modo diferente com que se comportam ou por algo que dizem

Ou seja, o comportamento dos outros é a base para que a ilusão de percepção assimétrica se manifeste.

Em geral, as pessoas costumam não aplicar para os outros o mesmo critério que aplicam para si mesmos. 

Um bom exemplo disso nós podemos buscar nos relacionamentos. Pense num casal no qual tanto o marido quanto a esposa são bastante pontuais. 

Um dia o marido se atrasa e ele justifica-se para a esposa dizendo que houve um congestionamento e ela aceita, pois é algo comum.

Entretanto, algum tempo depois é a situação contrária que ocorre: ou seja, a esposa se atrasa. 

Da mesma forma, ela justifica-se para o marido dizendo que houve um congestionamento no trânsito, mas o marido não aceita as desculpas pois acredita que ela estava em outro lugar, como no shopping com as amigas, mesmo sem nenhuma evidência disso.

Ou seja, no fim o marido estava sob a influência de uma ilusão de percepção assimétrica na medida em que acreditava “saber” mais do que a própria esposa.

Ilusão de Percepção Assimétrica e ambiente profissional

Como foi apresentado, é normal que todos nós, em algum momento de nossas vidas ou diante de determinadas situações, tenhamos a ilusão de percepção assimétrica em relação a outras pessoas.

Entretanto, é preciso que haja ponderação para que tal ilusão não se manifeste de maneira negativa, especialmente no ambiente das empresas.

No ambiente corporativo, é normal que haja discordâncias e posicionamentos diferentes entre as pessoas.

Entretanto, o que não deve ocorrer são situações excessivas e que geram resultados negativos para a empresa e para seus colaboradores.

Um chefe que sempre desconfia de seus funcionários sem nenhuma razão, a não ser aquilo que se passa na sua cabeça, acaba produzindo consequências negativas para todos, pois interfere no rendimento dos colaboradores e na produtividade da empresa.

Do mesmo modo, funcionários que tomam decisões precipitadas sem antes consultar seus superiores, simplesmente por acreditar que seus superiores irão concordar, podem acabar se prejudicando e prejudicando a corporação como um todo. 

Nos exemplos apresentados, ambos estão agindo motivados pela ilusão de percepção assimétrica.

Tanto em grandes empresas como em pequenas empresas, as escolhas e decisões devem estar baseadas em elementos claros e nunca baseadas na suposição de que sabemos sobre os outros mais do que elas mesmas sabem sobre si.