O que é Ilusão de Controle

Ilusão de Controle é o comportamento psicológico em que há a sensação de influir direta e decisivamente sobre algo, ou seja, é a tendência mental de superestimar o controle sobre um determinado evento futuro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Ilusão de controle é um viés cognitivo, na medida em que não corresponde à realidade, levando a crer que uma pessoa possui um controle maior sobre algo do que possui de fato. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Ilusão de Controle

A Ilusão de Controle se caracteriza pela compreensão equivocada da influência que uma pessoa possui sobre um evento, situação, alguém, etc.

Em geral, a Ilusão de Controle está atrelada a uma postura de excesso de confiança, onde o indivíduo entende-se como portador de um conhecimento ou uma condição que lhe dá uma maior compreensão da situação fazendo com que ele possa “prever” o que vai acontecer. 

É um raciocínio bastante determinista, na medida em que dada uma condição “A” naturalmente ocorrerá um resultado “B”. 

Entretanto, o indivíduo que está sob a Ilusão de Controle perde a dimensão da influência de outros fatores sobre o resultado que ele espera. 

Outra característica da Ilusão de Controle é que o indivíduo se sente tão seguro em relação ao controle que ele imagina possuir que acaba realizando decisões com maior risco e se expondo consideravelmente. 

Em geral, a Ilusão de Controle é uma crença reforçada por experiências passadas. As pessoas tendem a aumentar o papel do controle que exercem quanto maior for o número de eventos em que ele julga ter tido o controle sobre algo.

Exemplo da Ilusão de Controle: alguém que dirige alcoolizado e nunca se envolveu em um acidente pode imaginar que nunca vai se acidentar. 

Primeiro, porque isso nunca ocorreu. Segundo, porque ele entende que possui total controle sobre o carro. Terceiro, porque ele perde a dimensão da influência de outros fatores, como uma eventual chuva, uma falha mecânica no carro, um buraco na pista, etc.

Ilusão de Controle e riscos financeiros

Investir implica em fazer escolhas. 

E essas escolhas podem estar baseadas em análises bem fundamentadas ou não. Essas escolhas podem ser seguras ou arriscadas, e muitas vezes depende do perfil de investidor diante de seus objetivos.

Entretanto, é necessário compreender que o mercado financeiro é uma grande estrutura que reúne participantes completamente distintos. Estamos falando desde o pequeno investidor até bancos, corretoras, hedge funds, etc.

Além disso, o mercado é suscetível de diversos tipos de influências, que podem ser econômicas, políticas, notícias veiculadas pela mídia, expectativas em relação a eventos que podem ou não se concretizar, trocas de comando em empresas e no governo e tantas outras.

Assim, torna-se bastante nítido que não é possível haver um controle sobre as oscilações financeiras em sua totalidade.

Isso não significa que não haja controle, pois o mercado possui uma série de índices, como o IFIX, por exemplo, além de técnicas de análise e classificações que existem para justamente proporcionar mais segurança e critérios objetivos para as escolhas a serem feitas. 

Controlando a Ilusão de Controle 

É fato que todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis a cair na malha fina da Ilusão de Controle em algum momento, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Porém, ao entender que não temos o total controle sobre todas as variáveis nos colocamos numa situação de maior humildade.

Substituímos uma posição de arrogância na qual nos julgamos como absolutos conhecedores sobre aquilo que vai acontecer e partimos para encontrar as melhores previsões e probabilidades, o que é muito diferente de “saber o que vai acontecer”. 

Assim, podemos analisar eventos passados, buscando entender quais foram suas razões. 

Além disso, nos colocamos num processo de aprendizagem e pesquisa com o objetivo de encontrar os melhores parâmetros para tomar decisões. 

Esse processo cria um senso crítico e analítico mais elevado, possibilitando encontrar as ferramentas e técnicas mais adequadas para cada cenário diferente que temos diante de nós.