O que é IIE-Br

IIE-Br - Índice de Incerteza da Economia Brasil e é um índice produzido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) com o objetivo de quantificar a incerteza relativa à economia do Brasil. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do IIE-Br 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O IIE-Br possui como objetivo traçar um panorama do ambiente da economia brasileira através das expectativas da mídia e de analistas econômicos.

Nesse sentido, o IIE-Br fornece subsídios para a tomada de decisões dos agentes do mercado, pois os relatórios do índice auxiliam os analistas na medida em que eles podem utilizar de uma visão antecipada das tendências da incerteza econômica no país.

A utilização de um índice como o IIE-Br possibilita uma leitura da situação econômica do país relativa às suas incertezas e cria melhores condições para investidores, empresas, consumidores e o próprio poder público se anteciparem em suas estratégias econômicas. 

Cálculo do IIE-Br 

O IIE-Br acompanha a oscilação da incerteza da economia brasileira através de duas frentes de análise:

  • IIE-Br-Mídia (Indicador de Incerteza na Mídia): informações coletadas nos principais jornais no país e a frequência de termos por eles utilizados em suas matérias e veiculações que remetem à incerteza. Possui um peso de 80% do IIE-Br.
  • IIE-Br-Expectativa (Indicador de Dispersão de Expectativas): baseada na dispersão das previsões de especialistas para três variáveis: taxa de câmbio e Selic (12 meses à frente) e o IPCA acumulado para os próximos 12 meses. Possui um peso de 20% do IIE-Br.

Assim, o cálculo do IIE-Br se configura da seguinte forma:

IIE-Br = IIE-Br-Mídia * 0,8 + IIE-Br-Expectativa * 0,2

Outro fato importante relativo IIE-Br é que sua divulgação acontece diariamente, assim como a divulgação do IIE-Br-Mídia também é diário

Os períodos de coleta de informações do IIE-Br são três: nos últimos 28 anos, nos últimos 7 dias e nos últimos 3 dias. Já a divulgação do IIE-Br-Mídia é divulgado diariamente com dados coletados nos últimos 3 dias.

O indicador IIE-Br-Expectativo é apenas mensal.

Fatores que influenciam o IIE-Br 

Como o índice busca apresentar um panorama de incertezas em relação ao ambiente econômico do país, diversos fatores influenciam diretamente sobre o cálculo do IIE-Br.

Fatores políticos, como políticas públicas de austeridade fiscal, crise fiscal, aumento do valor dos impostos, eleições, reformas etc, são capazes de criar choques de incerteza.

Além de fatores políticos, fatores num primeiro momento externos à economia também são capazes de influenciar a incerteza no país, como por exemplo desastres naturais, crises sanitárias, etc.

Fatores econômicos também são decisivos e importantes para cada avaliação do IIE-Br, como por exemplo o rating do país, o rebaixamento ou ascensão da nota de crédito do país, o câmbio, taxa de juros, a condução de políticas econômicas pelo governo, etc. 

A maneira como a mídia veicula as informações em suas matérias é também um fator fundamental no IIE-Br.

As notícias produzem impactos nas empresas e nas famílias, na medida em que motivam ou desmotivam investimentos, a produção das empresas e levam os consumidores a aumentarem ou diminuírem seu consumo. 

Um menor indicador de incerteza na economia é capaz de atrair maiores investimentos no país por parte das empresas e investidores. 

Isso acontece porque há um ambiente de maior segurança e previsibilidade.

Ao falarmos de grandes empresas, por exemplo, estamos a falar de grandes investimentos que serão muitas vezes liquidados em muitos anos, às vezes em décadas. 

Deste modo, torna-se claro que é desejável que se tenha no país um ambiente de maior estabilidade.

A estabilidade proporciona para as famílias, empresas e investidores um solo mais firme no qual possam se apoiar e conduzir suas estratégias individuais com a melhor destinação de seus recursos visando uma vida econômica saudável.