O que é IHFA - Índice de Hedge Funds Anbima

IHFA é a sigla utilizada para Índice de Hedge Funds Anbima. É um índice calculado pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) e abrange os maiores hedge funds do mercado brasileiro. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do IHFA - Índice de Hedge Funds Anbima

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo do Índice de Hedge Funds Anbima é apresentar para os investidores a performance média dos hedge funds brasileiros ao longo do tempo.

A utilização do IHFA possibilita que os investidores tenham um referencial seguro e que apresenta a oscilação e a evolução do mercado e dos fundos que o compõem.

Assim, ´permite que o desempenho individual dos hedge funds (também chamados de fundos multimercados) possa ser comparado com o IHFA com o objetivo de fornecer melhores tomadas de decisões pelos investidores

Como funciona o IHFA - Índice de Hedge Funds Anbima

O IHFA funciona através do monitoramento da performance dos ativos incluídos nos fundos multimercados, produzindo indicações hipotéticas que têm a função de direcionar os investidores em onde e quando devem aplicar. 

Considerando que os fundos multimercados possuem em seu portfólio ativos de diferentes classes, como ativos de renda fixa, renda variável e moedas, cabe ao gestor do fundo definir as estratégias que potencializam os lucros de seus investidores.

O mercado passa por oscilações que valorizam ou desvalorizam determinados ativos ou classe de ativos, ainda mais em relação aos hedge funds, que são uma modalidade muito ampla de investimentos.

Assim, o IHFA funciona para o gestor do fundo como um parâmetro no sentido de, conforme o mercado tenha altas e baixas, direcionar investimentos de maneira eficiente para aqueles ativos que estão em alta. 

Os fundos multimercados são fundos indicados para aqueles investidores que buscam atingir bons resultados no mercado financeiro através do investimento nos mais diferentes produtos financeiros. 

Entretanto, são fundos indicados para investidores com maior experiência e, muitas vezes, são também exclusivos para investidores qualificados.

Critérios de participação no IHFA

A metodologia desenvolvida para a participação no cálculo do IHFA exige uma cesta de critérios que devem ser atendidos pelos hedge funds, sendo listados a seguir os principais critérios de seleção do mesmo:

  • São selecionados apenas os fundos registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e denominados como fundos multimercados;
  • Os fundos devem estar registrados na CVM há pelo menos 1 ano a contar da data de montagem de cada carteira;
  • São excluídos os fundos constituídos sob a forma de condomínio fechado;
  • São excluídos os fundos exclusivos;
  • São excluídos os fundos que não cobram de seus investidores taxa de performance;
  • São excluídos os fundos que possuem o número de cotistas inferior à dez no trimestre precedente à data de rebalanceamento do índice;
  • São excluídos os fundos que não apresentam o valor de suas cotas atualizadas diariamente;
  • São excluídos os fundos de investimento em cotas de fundo de investimento que não tenham, pelo menos, 95% de seu patrimônio líquido investido em um único fundo de investimento;
  • São excluídos os fundos multimercados classificados como balanceados, capital protegido e multigestores
  • São excluídos os fundos cujo patrimônio líquido (PL) médio no trimestre anterior à data de rebalanceamento do índice seja inferior à média da mediana do índice.

Cálculo do IHFA

O cálculo do Índice de Hedge Funds Anbima é realizado segundo o método de Laspeyres, no qual divide-se os valores das cotas dos fundos participantes do índice pela quantidade hipotética de cotas do período-base. 

O IHFA é calculado com o objetivo de fornecer uma métrica da evolução dos fundos multimercados no Brasil e reflete o resultado de uma aplicação hipotética em um portfólio de fundos selecionados. 

Assim, o IHFA é um índice de representação dos fundos do mercado de hedge funds no Brasil e, ao lado do IFMM, fornece referenciais para que investimentos nessa classe de ativos possam ser realizados com maior segurança.