O presidente da rede de shoppings Iguatemi (IGTA3), Carlos Jereissati, considerou que foi acertada a estratégia de retomar a cobrança dos aluguéis das lojas já no segundo trimestre de 2020, ainda em fase aguda da pandemia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (6), durante teleconferência com investidores para divulgar os resultados da companhia do terceiro trimestre de 2020.

A estratégia mais agressiva que a de outras redes teria resultado em importante contenção de perdas financeiras, disse o executivo.

A gerente de relações com investidores da empresa, Cristina Betts, observou que, embora a medida tenha impactado as taxas de ocupação das unidades e a taxa de inadimplência dos lojistas, esses índices negativos ficaram em linha com o restante do mercado ao longo do ano.

A taxa de ocupação no terceiro trimestre deste ano ficou em 91,6%, ante 92,4% no mesmo período de 2019.

Já a taxa de inadimplência dos lojistas teve um pico de 13 pontos percentuais na mesma comparação, saltando de 0,4% em 2019 para 13,4% este ano.

“Na verdade estamos comemorando essa inadimplência porque a gente cobrou acima do mercado e ficamos em linha com ele”, disse Betts.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

“Mostramos a resiliência do nosso portfólio porque fomos a única empresa do ramo a cobrar aluguéis em junho, julho e agosto, e tivemos um mês de perda muito próxima dos outros que não cobraram nada”, disse Jereissati.

O executivo lembrou que a empresa foi a primeira a se antecipar e zerar as cobranças no primeiro trimestre.

Para os executivos do Iguatemi, a retomada nas vendas, que teriam se equalizado aos níveis de 2019 em outubro, é um indicador de que a receita com alugueis tende a se normalizar.

Betts afirma que, em muitos casos, o não pagamento por parte do lojista não tem mais a ver com a queda nas vendas, mas sim com um senso de oportunidade de negociação em um contexto de crise.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Valor Econômico