Os conselhos de administração da Iguatemi (IGTA3) - uma das empresas de shoppings mais tradicionais do País - e da sua controladora, a Jereissati Participações, estão encaminhando aos acionistas minoritários uma proposta de reorganização societária, transformando as duas companhias em uma só.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo é ampliar a liquidez dos papéis negociados na Bolsa e, principalmente, abrir caminho para uma futura emissão de ações e captação de novos recursos junto a investidores.

O grupo aposta no crescimento por meio da aquisição de concorrentes.

Ao mesmo tempo, a reorganização visa a garantir a permanência do controle nas mãos da família Jereissati mesmo que ela não participe dos futuros aportes de capital na mesma proporção de outros investidores.

A proposta que será submetida para assembleia de acionistas prevê que a Iguatemi Empresa de Shoppings seja incorporada pela Jereissati Participações (JPSA3) e se torne uma subsidiária integral.

Em troca, os atuais acionistas da empresa de shoppings receberão um prêmio de 10% sobre a cotação média das suas ações nos 30 dias anteriores, conforme o comunicado ao mercado.

Com esse movimento, as ações pulverizadas entre diversos investidores fora do grupo controlador (free float) subiria em 45%, ampliando sua liquidez potencial, segundo o comunicado.

A nova empresa passará a se chamar Iguatemi S.A. e terá papéis negociados na forma de certificados de depósito de valores mobiliários (units).

Cada unit será composta por uma ação ordinária (ON) e duas preferenciais (PN). Hoje, a Iguatemi têm apenas papéis ON.

Vale lembrar que as ações ON têm direito a voto nas assembleias, enquanto as PN têm prioridade para receber dividendos.

Neste caso, as ações PN terão direitos econômicos equivalentes a três vezes os da ON. A família Jereissati controla a companhia de shoppings por meio da empresa Jereissati Participações, que funciona como uma holding.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Hoje, a família possui um peso de 50,7% nos votos em assembleia e uma fatia de 30,6% no bolo dos lucros. Após a reorganização, passará a deter 65% dos votos e 29% dos lucros.

Caso a Iguatemi S.A. faça uma futura emissão de units para atrair novos investidores e a família Jereissati não acompanhe a injeção de dinheiro na empresa, o seu poder de voto não será ameaçado, visto que os novos sócios receberão principalmente ações PN - sem direito a voto.

A assembleia para deliberação da proposta ocorrerá no dia 8 de julho, às 10h. Os controladores não votarão.

"A unificação das bases acionárias permitirá o aumento da sua capacidade de investimento e crescimento, sem o aumento do endividamento", informa o comunicado.

"Isso colocará as companhias em uma posição mais favorável para participar das oportunidades futuras de consolidação, combinações de negócios e aquisição de ativos estratégicos, aumentando a sua relevância no mercado imobiliário brasileiro". 

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Governança 

O conselho de administração da Iguatemi anunciou também a substituição do CEO, Carlos Jereissati Filho, no cargo desde 2006, pela vice-presidente financeira e de relações com investidores, Cristina Betts, que ingressou na empresa em 2008.

A mudança nos postos ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2022. O antigo CEO continuará no grupo como membro do conselho.

A nova empresa será listada no Nível 1 da B3, um degrau abaixo do Novo Mercado, que é o mais alto nível de governança corporativa entre as empresas listadas.

Isso se dará porque a nova companhia passará a negociar ações preferenciais, o que não é permitido no Novo Mercado.

A mudança para um patamar de governança inferior demanda que o controlador faça uma oferta pública de aquisição de ações dos minoritários, o que não está nos planos da família.

Portanto, os minoritários precisarão aprovar tanto a mudança e a dispensa de tal oferta.

Os conselhos de administração da holding e da empresa de shoppings ainda se comprometeram a manter todas as práticas, regras e recomendações do Novo Mercado no estatuto da Nova Iguatemi.

Também serão instituídos na Iguatemi S.A. quatro comitês estatutários para apoiar o futuro conselho de administração: Finanças e Alocação de Capital; Auditoria e Partes Relacionadas; Pessoas, Cultura e Organização; e Riscos e Compliance.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Iguatemi no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Iguatemi (IGTA3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 05 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 39,8 milhões, alta de 219,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Iguatemi atingiu R$ 101,4 milhões no 1T21, apresentando retração de -1,4% na comparação com o 1T20

A Margem Ebitda da Iguatemi totalizou 59,9% no 1T21, apresentando retração de -5,7 pontos percentuais na comparação com o 1T20. 

A Margem Líquida da Iguatemi atingiu 23,5% no 1T21, apresentando crescimento de 15,6 pontos percentuais na comparação com o 1T20.

As ações da Iguatemi (IGTA3) acumulam alta de 7,28% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 25,81% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.