O que é IGP - Índice Geral de Preços

IGP - Índice Geral de Preços é um indicador econômico desenvolvido e disponibilizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nos final da década de 1940 para medir a variação do movimento de preços no país. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o IGP 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por ser um indexador com o objetivo de registrar as variações dos preços da economia brasileira, o IGP funciona acompanhando desde o preço de matérias-primas industriais e agrícolas até o preço de produtos e serviços pagos pelos consumidores finais. 

O cálculo do IGP utiliza a média aritmética ponderada de três outros índices de preços. São eles:

  • IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), com peso de 60% no cálculo do IGP. É o índice que registra a variação de preços de produtos do setor agropecuário e industrial no mercado de atacado, ou seja, nos estágios de transações comerciais a nível de produtor. 
  • IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% no cálculo do IGP. É o índice que mede a variação de preço de um conjunto fixo de bens e serviços que compõem as despesas habituais de famílias brasileiras com renda mensal que vai de 1 até 33 salários mínimos mensais.
  • INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com peso de 10% no cálculo do IGP. É o índice que realiza o acompanhamento da oscilação de preços do custo da construção civil no país, relativos a materiais e equipamentos, mão de obra e serviços. 

Os pesos de cada um dos índices utilizados na metodologia de cálculo do IGP são referentes a parcelas da despesa interna bruta.

Versões dos cálculos do IGP 

Reunidos os dados provenientes dos três indicadores (IPA, IPC e INCC), o IGP é calculado, então, em três diferentes versões, de acordo com o período de coleta de preços:

  • IGP-DI (Demanda Interna): mede a variação dos preços no período que vai do dia 1 até o dia 30 ou 31 do mesmo mês. 
  • IGP-10: mede a variação de preços no período que vai do dia 11 do mês anterior ao dia 10 (inclusive) do mês atual. 
  • IGP-M (Mercado): mede a variação de preços no período que vai do dia 21 do mês anterior ao dia 20 (inclusive) do mês atual.

Essas variações de versões do IGP são importantes na medida em que são utilizadas para diferentes finalidades. 

O IGP-M, por exemplo, é utilizado para a realização de reajustes nos contratos de aluguel de imóveis, para o reajuste da conta de consumo de energia elétrica, etc.

Já o IGP-DI é mais utilizado para registrar as atividades comerciais brasileiras e também como indicador macroeconômico.

Além disso, o período de apuração dos índices também produz resultados diferentes. Para termos um exemplo:

Durante o mês de Agosto de 2020 o IGP-10 registrou 9,23% no acumulado no ano e 11,82% no acumulado nos últimos 12 meses. 

Enquanto isso, o IGP-M registrou, no mesmo mês de Agosto de 2020, 9,64% no acumulado no ano e 13,02% no acumulado nos últimos 12 meses.

Por fim, em Agosto de 2020 o IGP-DI registrou 11,13% no acumulado no ano e 15,23% no acumulado nos últimos 12 meses.

Importância do IGP 

Os principais pontos de importância do IGP são o de atuar como um registrador da variação dos preços pagos por produtos e serviços desde o nível de produção até o consumo final, sendo importante pela sua amplitude de cobertura.

Além disso, esse registro oferece a possibilidade de melhor compreensão do impacto dos preços que chega tanto ao produtor quanto ao consumidor final, na ponta da cadeia de produção. 

Outro aspecto importante do IGP (especialmente o IGP-M) é que ele, ao lado do IPCA, atua como indicador da inflação brasileira

Ele é, portanto, um indexador importante para dimensionar o ganho ou perda do poder de consumo dos brasileiros através da desvalorização ou valorização real da moeda.