O que é IFRS

IFRS é um conjunto de normas e processos contábeis que visam criar condições para melhores demonstrações financeiras, criando padrões a serem seguidos pelas instituições de modo a facilitar o entendimento comum.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

IFRS significa International Financial Reporting Standards (Normas Internacionais de Relatório Financeiro), dando continuidade às primeiras normas contábeis internacionais, chamadas de IAS (International Accounting Standards).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivos do IFRS

Percebeu-se que as crescentes relações econômicas e comerciais entre os países produziam uma necessidade de maior entendimento mútuo entre as empresas no que diz respeito à parte fiscal e contábil.

Nesse sentido, o IFRS foi criado com o objetivo de determinar como devem ser realizados os procedimentos contábeis dentro das empresas, referente aos resultados, fluxo de caixa, alterações do posicionamento financeiro da empresa, etc. 

As normas estabelecidas pelo IFRS visam facilitar as demonstrações contábeis das empresas perante um maior número de participantes do mercado (como investidores, outras empresas, clientes, fornecedores, agências governamentais, etc).

Portanto, o IFRS é um empreendimento técnico contábil que objetiva produzir a maior transparência da empresa.

Além disso, o IFRS aumenta a relevância da empresa no cenário na qual está inserida, promove a sua confiabilidade, possibilita maior comparação de dados contábeis entre empresas, atrai o aporte financeiro de investidores, entre outros aspectos positivos.

Como funciona o IFRS

A adesão às normas de contabilidade definidas pelo IFRS não é obrigatória para toda a comunidade internacional, cabendo a cada país decidir sobre sua adoção ou não.

Entretanto, sua adesão em território nacional possibilita ganhos diversos, trazendo maior segurança em relação à parte contábil das empresas.

O IFRS funciona através de uma série de normas estabelecidas para a condução dos relatórios contábeis dentro da empresa, passando por diferentes áreas dentro da organização.

Cada uma dessas normas é direcionada a um tema específico dentro da parte contábil da empresa, indicando como deve ser realizada a sua montagem, execução e demonstração.

Além disso, cada uma das normas possui um título específico referente ao seu tema. A seguir temos alguns exemplos de normas e a que se referem:

  • IFRS 2 (Share-based Payment): norma referente a como deve ser o tratamento contábil de transações em que há pagamento por meio de ações próprias;
  • IFRS 3 (Business Combination): norma referente a como realizar a divulgação financeira de uma entidade que participa de uma combinação de empresas;
  • IFRS 6 (Exploration for and Evaluation of Mineral Resources): norma referente à parte contábil de empresas do setor extrativista (mineral, petrolífero, etc).
  • IFRS 7 (Financial Instruments: Disclosures): norma referente que estabelece procedimentos referentes aos instrumentos financeiros e instituições financeiras.

Como podemos perceber pelos exemplos acima apresentados, o IFRS, enquanto uma disposição normativa geral de como devem ser realizadas as apresentações financeiras diversas, busca normatizar os mais diferentes setores e situações contábeis dentro das empresas.

IFRS e sua relação com o Mercado Financeiro

Como vimos, o IFRS busca, em suma, a maior transparência possível dentro da contabilidade das empresas.

O resultado disso se relaciona diretamente com o mercado financeiro, pois além de existir normativas específicas para entidades financeiras (por exemplo, o IFRS 7), a adoção do IFRS promove ganhos positivos amplos.

A normatização proporciona maior segurança, gera maior previsibilidade, cria condições para o mercado ter um diagnóstico correto sobre a situação financeira das empresas, atrai investidores estrangeiros para o país e facilita a fiscalização por parte do governo.

Além disso, empresas com suas contas equilibradas e de fácil acesso para a compreensão dos participantes do mercado são capazes de atrair maiores recursos para promover o crescimento das companhias.

E, para isso, as empresas podem se capitalizar através da venda de ações, venda de títulos de suas dívidas, conhecidos como debêntures, por meio de empréstimos de bancos e instituições financeiras que irão estudar seus dados contábeis fornecendo uma maior ou menor quantia.

Portanto, por tudo o que foi apresentado, conclui-se que a adoção do IFRS é uma medida importante para aquelas empresas que estejam interessadas em seu crescimento a pequeno, médio e longo prazo.