O que é IFIX
IFIX significa Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários. Seu objetivo é reunir e ser o indicador que representa o desempenho médio dos principais fundos de investimentos imobiliários (FIIs) negociados na B3, a Bolsa de Valores brasileira.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Critérios de participação no IFIX
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Existem determinados critérios para que um fundo imobiliário possa participar do IFIX. De acordo com a B3, atualmente os critérios são os seguintes:
- Ter presença em 95% dos pregões no período de vigência das três carteiras anteriores do índice;
- Estar classificado entre os ativos elegíveis que ao longo do período de vigência das últimas três carteiras representem em conjunto 95% do somatório total do Índice de Negociabilidade, em ordem decrescente;
- Não ser classificado como Penny Stock, isto é, não possuir preço médio unitário de cota abaixo de 1 real durante o período de um ano
- A oferta pública deve ter sido realizada antes do rebalanceamento anterior ao período de vigência das últimas três carteiras.
Portanto, o fundo imobiliário disponível na B3 que não atender (ou deixar de atender) os critérios acima listados é retirado da composição do índice.
Critério de ponderação do IFIX
O critério de ponderação existe para determinar o peso de cada fundo imobiliário dentro da composição do IFIX. Para tanto, é utilizado como referencial o valor de mercado da totalidade das cotas emitidas por cada fundo, produzindo assim o valor de mercado de cada fundo.
Assim sendo, existe uma relação diretamente proporcional entre o valor de mercado do fundo e a sua participação dentro do índice IFIX, ou seja, quanto maior o valor de mercado do fundo, maior será a sua participação dentro do portfólio do índice.
Entretanto, há uma determinação que estabelece que nenhum fundo deve ultrapassar a participação de 20% da composição do IFIX, sendo este o limite para todos os fundos participantes.
Principais fundos imobiliários do IFIX
Os critérios de participação dos fundos imobiliários no IFIX fazem com que a maioria dos fundos participem da composição do índice.
Porém, como apresentado, o peso de cada um dos fundos dentro do portfólio do IFIX não é o mesmo. A seguir temos uma lista dos 5 principais fundos imobiliários que o compõe, até a data de publicação desse artigo, em Abril de 2021:
- KNIP11 (KINEA ÍNDICE DE PREÇOS) - participação de 5,97% do IFIX
- KNRI11 (KINEA RENDA IMOBILIÁRIA) - participação de 4,60% do IFIX
- KNCR11 (KINEA RENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS) - participação de 3,99% do IFIX
- HGLG11 (CSHG LOGÍSTICA) - participação de 3,53% do IFIX
- XPLG11 (XP LOG) - participação de 3,31% do IFIX.
É importante destacar que a participação de cada fundo imobiliário na composição do IFIX é variável ao longo do tempo conforme muda o valor de mercado de cada fundo.
Investir no IFIX
O investimento em fundos imobiliários permite ao investidor o recebimento de ganhos mensais com aluguéis sem precisar possuir um imóvel. É um investimento indicado para quem busca aumentar sua renda mensal através de dividendos.
É indicado para o perfil de investidor que pretende ganhar mais do que ganharia investindo em renda fixa, porém com riscos menores do que teria ao investir em ações.
Contudo, não é possível aplicar diretamente no IFIX.
O que é possível é elaborar uma carteira de investimentos selecionada através da compra de cotas de fundos imobiliários participantes do índice, compondo uma carteira diversificada e representativa do índice.
Sendo o IFIX um índice que demonstra a performance dos fundos de investimentos imobiliários, é natural que passe por momentos de altas e baixas.
Por isso, é preciso que o investidor estude e aprenda a selecionar os melhores FIIs para compor seu portfólio.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é IFIX, consulte o artigo completo sobre IFIX.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,01% com Vale e Petrobras; PRIO3 -3,99%
- Notícias
Gol (GOLL4): Fitch e S&P Cortam Nota de Crédito para CCC- com Riscos de Crescentes Sobre Reestruturação da Dívida
- Notícias
Suzano (SUZB3) Pagará R$ 30 Milhões em Dividendos em Dezembro
- Notícias
Petrobras (PETR4) Envia Sonda à Margem Equatorial para Retomar Exploração