O iene atingiu o menor nível em 34 anos na quarta-feira (27), enfraquecendo até 151,97 em relação ao dólar americano e alimentando dúvidas do mercado sobre uma possível intervenção governamental para sustentar a moeda japonesa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O iene estava cotado a 151,22 em relação ao dólar às 10h19, horário de Londres, após reduzir algumas perdas, informou a CNBC.

A moeda japonesa atingiu o seu mínimo recorde anterior no final do ano passado, quando caiu para 151,95 em relação ao dólar em outubro de 2023.

A fraqueza da moeda indicou a muitos investidores que os decisores políticos japoneses poderiam intervir para fortalecer a moeda.

O ministro das finanças do Japão, Shunichi Suzuki, indicou que medidas para “responder a movimentos cambiais desordenados” não estavam fora de questão.

Após uma reunião do Banco do Japão com o Ministério das Finanças e a Agência de Serviços Financeiros, Masato Kanda, o vice-ministro das Finanças para assuntos internacionais, disse na quarta-feira que os movimentos do iene estavam sendo observados de perto e com urgência, informou a Reuters.

As flutuações recentes, que chegaram a 4% em duas semanas, não foram consideradas mudanças leves, acrescentou.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Funcionários do BOJ disseram que, se a evolução do mercado cambial afetasse a economia do Japão, o banco central responderia através de medidas de política monetária, observou Kanda.

Os comentários de Suzuki e os movimentos do iene indicam uma maior probabilidade de intervenção, que poderia ser desencadeada por novas mudanças, sugeriram os analistas.

“Há agora uma chance maior de intervenção cambial japonesa. Outro aumento acentuado no USD/JPY no curto prazo pode ser o catalisador”, disseram analistas do Commonwealth Bank of Australia em nota na quarta-feira.

Um relatório do Bank of America Global Research afirmou que a intervenção era uma “opção realista” para o governo japonês, mas que isto pode não resolver as preocupações a longo prazo.

“Como o declínio do iene é resultado de uma mistura de saídas de capital estruturais e de transporte elevado de USD/JPY, e não apenas de especulação, a intervenção cambial não seria uma solução fundamental”, afirmou o relatório.

A economia do Japão entrou inesperadamente em uma recessão técnica no final de 2023, após contrair durante dois trimestres consecutivos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O país enfrenta agora uma nova luta no combate à inflação, depois de décadas de combate à deflação. 

Numa decisão histórica, o Banco do Japão, no início deste mês, pôs fim à sua política de taxas de juro negativas e aboliu a sua política de controlo da curva de rendimentos, o que desencadeou uma liquidação do iene.

Kanda disse anteriormente que há prós e contras em um iene mais fraco. A fraqueza da moeda impulsionou, por exemplo, o turismo e levou a um desempenho mais forte do mercado bolsista.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.