No último dia do mês, índice fechou em queda, mas saldo dos trinta dias foi positivo. Resultado repercute reabertura das maiores economias.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Abril terminou com notícias de países na Ásia e Europa planejando reabertura da economia para a primeira quinzena de maio, após identificarem queda nas curvas de contaminação da pandemia de Coronavírus.

O otimismo se refletiu no saldo do Ibovespa (Ibovespa) para o mês.

Apesar de ter terminado a quinta-feira, 30/04, com queda de -3,20%, o índice encerrou o mês com alta de +10,25%. Esse é o melhor saldo mensal desde janeiro de 2019, e o melhor resultado para um mês de abril desde 2009.

Infelizmente, a alta em abril não reverteu a tendência anual. Em 2020, o Ibovespa acumula perda de -30% de valor.

E não foi apenas o Ibovespa que subiu em abril. O dólar comercial fechou o mês com alta de +4,70% e o dólar futuro para maio avançou +1,71%.

Crise política ameaçou resultado da bolsa em abril

O saldo positivo do Ibovespa em abril ficou seriamente ameaçado, em um dos momentos mais cruciais do mês: a semana da saída do ex-ministro Sergio Moro do Ministério da Justiça.

Anunciada uma semana após a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, e seguida de rumores de que Paulo Guedes poderia ser o próximo, a notícia fez a bolsa despencar -5,45%.

Nos dias seguintes, houve um esforço do Governo em acalmar o mercado financeiro. O presidente Jair Bolsonaro chegou a declarar à imprensa que "homem que decide a economia no Brasil é um só: Paulo Guedes". Em seguida, a bolsa voltou a subir.

Apesar dos rumores terem perdido a força, Guedes ainda vem demonstrando insatisfação com medidas aprovadas que elevam os gastos públicos. O público permanece atento a sinais de que o ministro da Economia possa deixar o governo e agravar ainda mais a crise política.

Wall Street também comemora mês positivo

Abril foi um bom mês para as bolsas de valores no Brasil e no exterior. Em Wall Street, alguns dos principais índices registraram altas históricas.

Dow Jones (Dow Jones) avançou +10,5% e S&P 500 (S&P 500) avançou +12,8%. Foram os melhores resultados para o mês desde 1987.

O saldo positivo surpreende, já que os indicadores econômicos dos EUA estiveram pessimistas em abril.

Um dos dados que repercutiram com mais força foi o número de pedidos de auxílio desemprego. Na semana encerrada em 25 de abril, foram 3,5 milhões. Enquanto isso, a renda pessoal do americano em março caiu -2%.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.