O Ibovespa chegou a recuar mais de 3% na tarde desta segunda-feira (8), ficando momentaneamente abaixo de 112 mil pontos, após ministro Fachin anular as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Às 16:39, o Ibovespa caía 2,39 %, a 112.450,58 pontos.

Na mínima, o Ibovespa chegou a 111.257,67 pontos (-3,4%).

O volume financeiro somava R$ 32,7 bilhões.

"A decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, coloca o ex-presidente Lula em condições de concorrer às eleições de 2022", afirmou a equipe da XP Política em comentário a clientes sobre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o gabinete de Fachin, o ministro entendeu que Curitiba não tinha competência para julgar os processos e anulou todas as decisões proferidas nos casos do tríplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, da compra de uma sede para o Instituto Lula e das doações feitas ao instituto do ex-presidente.

A Procuradoria-geral da República vai recorrer da decisão, que agora precisará ser analisada pelo plenário da Corte.

A decisão de Fachin, na visão de um gestor ouvido pela Reuters, é negativa porque abre espaço para Lula concorrer nas Eleições 2022, polarizando a disputa com o presidente Jair Bolsonaro, sem espaço para alguém de fora entrar e mudar o atual governo.

Segundo o gestor, isso também deve afetar o ambiente de aprovação de reformas.

"Bolsonaro pode se movimentar na direção de medidas mais populistas", afirmou, acrescentando ainda que o risco de o PT voltar ao poder também ecoa os eventos dos últimos 10 anos, com aparelhamento de estatais, recessão econômica e corrupção.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

A bolsa de valores brasileira (B3) já mostrava um viés negativo desde a abertura do pregão, em meio a movimentos de realização de lucros e um quadro ainda preocupante sobre a pandemia de Covid-19 no país.

Localiza ON (RENT3) e Unidas ON (LCAM3) perdiam 8% e 7,4%, respectivamente, entre as maiores quedas do Ibovespa, após a rival Movida pedir reprovação do acordo Localiza/Unidas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Marfrig ON (MRFG3) subia 3,9% antes do balanço do último trimestre de 2020, previsto para após o fechamento do mercado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters