A bolsa paulista tinha um viés negativo nesta terça-feira, contaminada pelo cenário externo, em meio a receios com novas medidas de restrição contra a Covid-19 na Europa, enquanto IRB Brasil RE (IRBR3) avançava após lucro em janeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Às 11:10, o Ibovespa caía 0,35 %, a 114.575,41 pontos. O volume financeiro era de 4,36 bilhões de reais.

Na Europa, mais ações para combater o coronavírus podem ser necessárias na França, com a quantidade de casos novos acelerando apesar de novo lockdown, enquanto a Alemanha prorrogou o seu lockdown até meados de abril.

"Apenas um progresso claro na campanha de vacinação poderá acalmar os mercados novamente e, até agora, há poucos sinais de que a UE será capaz de acelerar significativamente as vacinações a curto prazo", afirmou o analista Milan Cutkovic, da Axi.

Ainda no exterior, investidores aguardam comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No Brasil, onde a crise sanitária também não dá trégua, com o Estado de São Paulo ultrapassando 1.000 mortes em 24h pela primeira vez desde o começo da pandemia, ainda há o preocupante cenário fiscal e a instabilidade política.

O Banco Central reforçou nesta terça-feira os riscos fiscais de curto prazo entre os fatores que corroboraram a alta de Selic para 2,75% na semana passada.

"O país ainda vive um momento de enorme pressão e incerteza", concluiu o estrategista Dan H. Kawa, da TAG Investimentos, em comentários a clientes.

Destaques

- AZUL (AZUL4) e GOL (GOLL4) perdiam 3,3% e 2,1%, respectivamente, afetadas pelo cenário ainda complicado para a pandemia de Covid-19, com medidas de restrição alimentando preocupações com os resultados das companhias aéreas.

- ITAÚ UNIBANCO (ITUB4) cedia 0,5%, em sessão de fraqueza de papéis de bancos, dado o ambiente menos favorável a risco. BRADESCO (BBDC4) oscilava ao redor da estabilidade.

- PETROBRAS (PETR4) recuava 0,3%, na esteira do declínio relevante do petróleo no exterior. A companhia iniciou a chamada fase vinculante do processo para venda de sua participação nos importantes campos de petróleo e gás de Albacora e Albacora Leste.

- VALE (VALE3) subia 0,3%, sem um sinal único no setor de mineração e siderurgia do Ibovespa, com USIMINAS (USIM5) em alta de 2,6%, após dados de produção e vendas de sua unidade de siderurgia, que, para analistas da Mirae Asset, sugerem que o mercado interno continua aquecido.

- IRB BRASIL RE (IRBR3) avançava 3,8%, após reportar lucro líquido de 17,9 milhões de reais em janeiro, revertendo prejuízo um ano antes. O faturamento de competência (prêmio ganho) totalizou 410,9 milhões de reais (+20,9%) e o índice de sinistralidade ficou em 70,6% no período.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.