Índices da Ásia estão em baixa nesta quarta-feira (31/03); China pretende dobrar o ritmo de vacinação para 10 milhões de pessoas por dia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolsa da Coreia do Sul (Kospi) tem baixa de -0,28%.

Em Hong Kong (Hang Seng), desvalorização de -0,72%.

No Japão (Nikkei), cai -0,86%.

Na Ásia, a consultoria Oxford Economics projeta crescimento de +9,3% da China em 2021, se confirmado o ambicioso plano de vacinação que prevê imunizar 40% da população do país até o final do mês de junho. A meta de Pequim é imunizar 10 milhões de pessoas por dia, o dobro do ritmo atual.

Caso se realize este plano, o país deve chegar a 70% de sua população imunizada até o mês de setembro. Com isso, a tendência é que a confiança das empresas e consumidores melhore. No ritmo atual, a previsão de crescimento é de +8,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na Austrália (S&P/ASX 200) chegou a +0,78%. 

Os índices das bolsas europeias estão sem direção definida nesta quarta-feira. 

Na Alemanha, o índice DAX subia +0,01% e na Espanha (IBEX 35) subia +0,20% pouco antes das 10 horas.

Na França (CAC 40), a desvalorização era de -0,24% e no Reino Unido (FTSE 100), desvalorização de -0,17%.

Na Europa, o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido divulgou revisão do PIB do quarto trimestre de 2020, com alta de +1,3% ante o trimestre anterior. A estimativa inicial apontava alta de +1,0%. No agregado de 2020, o PIB caiu -9,8%. A estimativa inicial apontava tombo de -9,9%.

Na Alemanha, o Destatis divulgou o índice de preços ao consumidor (CPI) de março, com alta de +0,5% em relação a fevereiro e de +1,7% em relação ao ano anterior. O CPI harmonizado com a União Europeia (UE) aponta alta de +0,5% ante fevereiro e de +2,0% em relação ao ano anterior.

Os índices futuros de Nova York estão no campo positivo agora de manhã. As bolsas de valores nos EUA abrem às 11h30 (horário de Brasília).

Pouco antes das 10 horas, o índice futuro de Dow Jones caía -0,05%, S&P 500 subia +0,14% e Nasdaq subia +0,71%.

O índice do medo (VIX), que calcula a volatilidade das principais ações do mercado financeiro americano, chegou aos 20,77 pontos, com variação de -1,25%.

Nos Estados Unidos, a nova autoridade do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, declarou que a instituição não está subordinada às necessidades do governo de financiamento da dívida pública. Segundo Waller, a política fiscal do governo não influencia as definições de política monetária do Fed.

Nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, a autoridade foi empossada como membro do Conselho de Governadores do Fed em dezembro. Seu mandato vai até janeiro de 2030. Apesar de demarcar a independência do Fed, Waller não se pronunciou sobre a economia e a política monetária dos EUA.

Já no Brasil, o índice futuro Ibovespa cai -0,19% logo antes das 10 horas, mostrando uma tendência de pessimismo no mercado financeiro hoje.

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) tem alta de +0,46%.

No mercado financeiro, a Odontoprev (ODPV3) informou que seu conselho de administração aprovou um novo plano de recompra de ações ordinárias de sua emissão. O objetivo da aquisição é maximizar o valor acionário, que segundo a empresa não reflete os fundamentos e perspectivas de seus negócios.

As aquisições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira (31), até 30 de setembro de 2022. A quantidade máxima de ações que podem ser recompradas dentro do período é de 10 milhões, representando cerca de 3,80% do total de 263,4 milhões de ações ODPV3.

No mundo corporativo, a Magazine Luiza (MGLU3) informou que concluiu a aquisição das empresas ToNoLucro Internet e Grandchef Desenvolvimento de Sistemas, se consolidando como uma das maiores plataformas de food delivery do país.

A ToNoLucro possui forte participação nos estados de Tocantins, Goiás e Pará, estando presente em mais de 40 cidades e conta com mais de 5 mil restaurantes cadastrados. Já a Grandchef está presente em 25 estados e possui uma rede de 3 mil restaurantes cadastrados.

Na economia, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a projeção de crescimento de +3% do PIB em 2021, com queda de -0,5% no primeiro trimestre, na comparação com ajuste sazonal. Para 2022, a projeção é de crescimento de +2,8% do PIB.

Além dos efeitos da pandemia e das medidas de isolamento social sobre a economia, pesam as incertezas sobre a trajetória fiscal, a aceleração inflacionária e a desvalorização cambial. O instituto espera que a alta internacional das commodities contribua para a retomada da economia do país.

Na política, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), se reuniu com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, para discutir uma possível cooperação entre os países para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Chapman indicou que em breve pretende discutir o fornecimento do excedente de vacinas, insumos e equipamentos hospitalares ao governo brasileiro. Em meio ao atraso do Executivo, os senadores assumiram as negociações com os governos dos EUA e da China para a obtenção de imunizantes.

O dólar comercial hoje (31/03) opera em baixa com variação negativa de -0,62%.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

Indicadores Econômicos

Confira os principais indicadores econômicos hoje:

IndicadorValor
DólarR$ 5,7385
Bitcoin-1,73%
IPCA+0,86%
IGP-M+2,94%
CDI+0,134527%
Selic+2,75%
Poupança+0,1159%

Como Acompanhar o Mercado Financeiro? Baixe o Aplicativo com Análises de Especialistas

Commodities

Confira os números das principais commodities hoje:

CommodityValor (US$)Oscilação
Ouro1.683,00-0,18%
Prata24,035-0,42%
Cobre4,0075+0,73%
Petróleo WTI60,74+0,31%
Petróleo Brent64,26+0,14%

Não deixe de acompanhar diariamente o Morning Call TheCap no seu celular, baixe o aplicativo do mercado financeiro gratuitamente agora!

Assim fechamos mais um Morning Call, bons investimentos a todos!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.