Índices da Ásia estão em baixa nesta segunda-feira (18/01); PIB da China apresentou pior desempenho em 44 anos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolsa da Coreia do Sul (Kospi) tem baixa de -2,33%.

Em Hong Kong (Hang Seng), valorização de +1,01%.

No Japão (Nikkei), cai -0,97%.

Na Ásia, China divulgou ontem PIB referente ao ano passado e registrou crescimento de +2,3%, ante +6,5% em 2019. Mesmo assim, teve o desempenho mais fraco em 44 anos.

Ning Jizhe, do Escritório Nacional de Estatística, informou que a “economia chinesa enfrentou uma situação grave e complexa tanto no país quanto no exterior, principalmente devido às enormes consequências da epidemia do novo coronavírus”

Na Austrália (S&P/ASX 200) chegou a -0,78%. 

Os índices das bolsas europeias estão em baixa nesta segunda-feira. 

Na Alemanha, o índice DAX subia +0,20% e na Espanha (IBEX 35) caía -0,23% pouco antes das 10 horas.

Na França (CAC 40), a desvalorização era de -0,19% e no Reino Unido (FTSE 100), desvalorização de -0,19%.

Na Europa, Reino Unido divulgou na sexta-feira, queda de -2,6% no PIB em novembro, por conta dos novos casos de Covid-19 na Inglaterra. Além disso, o Escritório de Estatísticas Nacionais, ONS, também divulgou que a produção industrial do Reino Unido caiu -0,1% no mesmo período.

Os índices futuros de Nova York estão no campo positivo agora de manhã. As bolsas de valores nos EUA abrem às 11h30 (horário de Brasília).

Pouco antes das 10 horas, o índice futuro de Dow Jones caía -0,03%, S&P 500 subia +0,01% e Nasdaq subia +0,01%.

O índice do medo (VIX), que calcula a volatilidade das principais ações do mercado financeiro americano, chegou aos 26,38 pontos, com variação de +4,17%.

Nos Estados Unidos, ex-presidente norte-americano, Donald Trump, não estará presente na cerimônia de posse de Joe Biden. Republicano não apresentou justificativa, mas, ao que tudo indica, deixará Washington na manhã de quarta-feira, para estar na Flórida com alguns assessores.

Já no Brasil, o índice futuro Ibovespa sobe +0,38% logo antes das 10 horas, mostrando uma tendência de otimismo no mercado financeiro hoje.

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) tem alta de +0,10%.

No mercado financeiro, Totvs (TOTS3) entrou na carteira recomendada da XP Investimentos desta semana. Segundo a XP, houve duas mudanças: saem a WEG (WEGE3) e SulAmérica (SULA11) e entram Sapesp (SBSP3) e Totvs (TOTS3).

No mundo corporativo, Honda anunciou na sexta-feira doação de 22 cilindros de oxigênio para hospitais de Manaus, que enfrenta problemas de subsídios e falta de equipamentos.

Foi relatado que 12 cilindros irão para o Centro de Medicamentos do Amazonas, 2 para Hospital Getúlio Vargas e o restante será entregue para outras unidades não especificadas.

Na economia, economistas afirmam que, apesar de expectativa de taxa de crescimento entre +3% e +4% neste ano, o cenário pós-pandemia não será capaz de gerar empregos suficientes para aqueles que ficaram desempregados em razão das consequências da Covid-19.

Devido às medidas restritivas de contato social, a recuperação do mercado informal – principal forma de emprego para a maioria dos brasileiros – pode demorar mais que o esperado.

Segundo notícia do Valor Econômico, Marcos Hecksher, do Ipea, afirmou que “a melhor política econômica em 2021 se chama vacina, distanciamento social e máscara, porque nada vai ajudar mais a atividade e o emprego que o combate à pandemia”.

Na política, Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, informou hoje que irá antecipar a vacinação no país, visto que todos os Estados irão receber as doses da Coronavac até o final do dia. Em nota, o ministro afirmou que “fica combinado que começa hoje a vacinação, em princípio por volta das 17 horas”.

Além disso, foi comunicado que os grupos prioritários – aqueles que receberão o imunizante primeiro – serão os profissionais da saúde, idosos em instituições de longa duração, aldeias indígenas e pessoas com deficiências específicas.

O dólar comercial hoje (18/01) opera em alta com variação positiva de +0,05%.

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

Indicadores Econômicos

Confira os principais indicadores econômicos hoje:

IndicadorValor
DólarR$ 5,2952
Bitcoin+5,48%
IPCA+1,35%
IGP-M+0,96%
CDI+0,156966%
Selic+2,00%
Poupança+0,1159%

Como Acompanhar o Mercado Financeiro? Baixe o Aplicativo com Análises de Especialistas

Commodities

Confira os números das principais commodities hoje:

CommodityValor (US$)Oscilação
Ouro1.830,00 -0,01%
Prata24,895+0,12%
Cobre3,6223+0,53%
Petróleo WTI52,28-0,27%
Petróleo Brent54,84-0,47%

Não deixe de acompanhar diariamente o Morning Call TheCap no seu celular, baixe o aplicativo do mercado financeiro gratuitamente agora!

Assim fechamos mais um Morning Call, bons investimentos a todos!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.