Nem sempre a comparação entre Ibov vs CDI é o melhor indicativo para justificar a opção por investir ou não em ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma análise clássica que fazemos quando vamos definir os ativos do nosso portfólio é a comparação entre renda variável e renda fixa.

É natural esta dúvida uma vez que estes são as principais classes de ativos que concorrem pela preferência dos investidores.

No geral, se afirma que o investimento em renda fixa é mais conservador, uma vez que apresenta baixo risco, enquanto o investimento em renda variável seria mais arriscado, pois há a possibilidade de perda de patrimônio.

Uma prática comum dos investidores é o de analisar a evolução dos retornos da bolsa de valores conjuntamente com os do CDI.

Se fizermos isso, perceberemos que, no longo prazo, o CDI teve um desempenho melhor em comparação ao Ibovespa, como visto no gráfico abaixo.

Gráfico: IBOV vs CDI de 1994 a 2020
Gráfico: Ibov vs CDI - Indicadores Acumulados - Base 100 em jul/1994. Fonte: TheCap.

Rendimento passado não é rendimento futuro

Entretanto, algumas ponderações devem ser feitas. A primeira é a clássica de que “rendimento passado não é garantia de rendimento futuro”.

Em momento algum podemos estimar que o ritmo passado do crescimento do Ibovespa irá se repetir.

Também não podemos assumir que a renda fixa vai render tanto quanto rendeu no passado.

O contexto muda a todo momento.

Hoje, por exemplo, temos a menor taxa de juros da história, e tudo indica que ela permanecerá por um bom tempo, devido ao baque da atividade econômica e baixa taxa de inflação.

As condições atuais tornam a bolsa de valores mais atraente. A baixa remuneração dos títulos públicos e a baixa inflação fazem com que os investidores se tornem mais propensos ao risco.

Com a elevação da demanda por ações, várias empresas passam a ver com outros olhos a possibilidade de abrir capital na bolsa. O mercado de capitais é uma forma atrativa de captação para as empresas.

A manutenção deste cenário pode impulsionar a economia para dois caminhos:

  1. a formação de bolhas especulativas ou;
  2. a criação de um ciclo virtuoso de crescimento derivado de investimentos privados.

Tudo dependerá de como as empresas se adequarão a este novo cenário. Portanto, o investidor deve ficar atento quanto a isto.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Gestão ativa vs gestão passiva

Outro ponto que temos que ter cuidado ao analisar o investimento em renda variável contra o CDI é sobre qual índice será utilizado nesta comparação para representar as ações.

Muitos gostam de utilizar o Ibov, mas deve-se considerar que muito da sua composição não acompanha aquilo que a grande maioria dos investidores gostariam de ter em suas carteiras.

É grande o número de fundos de investimentos que evitam a compra, por exemplo, de ações como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Itaú (ITUB4), que têm grande representatividade no índice.

A depender da estratégia, os ganhos podem superar em muito o CDI. Uma evidência disso é o que nos mostra o indicador chamado IQT.

Este índice mostra o retorno médio dos fundos de ações com gestão ativa, desenvolvido pela Quantum.

Gráfico: retorno acumulado IQT vs IBOV vs CDI
Gráfico: retorno acumulado IQT vs IBOV vs CDI.

Essa comparação é um bom indicativo de que uma gestão ativa é, no longo prazo, superior à uma gestão passiva, representada pelo investimento em índice (como o Ibov) ou em títulos de renda fixa.

Obviamente não é qualquer pessoa que tem o perfil para fazer uma gestão ativa, isso depende do perfil de investidor. Por esse motivo, fazer um Teste de Perfil de Investidor se torna fundamental.

Portanto, tenha em mente todos estes aspectos quando for pensar na sua estratégia de alocação de ativos.

Quer saber mais sobre gestão ativa? Onde estão as melhores oportunidades de investimentos para superar o IBOV e o CDI?

Faça aqui a sua aplicação para entrar na minha comunidade do Carteira GuiaInvest.

Lá eu apresento uma carteira completa de investimentos com as melhores oportunidades para aumentar a rentabilidade da sua carteira.

Não perca tempo, vou abrir apenas um lote de 10 vagas, pois quero dar uma atenção especial à essa turma de investidores.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.