Howard Schultz assumiu o comando da Starbucks na década de 1980 e a transformou em uma das principais marcas do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O empresário atuou por três mandatos como CEO, deixando o cargo mais recentemente no início de 2023. Agora detém o título de presidente emérito.

Schultz é um dos principais responsáveis pelo crescimento do grupo. 

Graças à sua visão empreendedora, o negócio deixou de ser apenas um revendedor de grãos local e se tornou uma rede mundial com clientes apaixonados.

A Forbes estima o patrimônio de Howard Schultz em US$ 3,4 bilhões, o que o coloca na 766ª posição no ranking dos mais ricos do mundo em 2023.

Conheça mais de Howard Schultz, o homem que transformou a Starbucks.

Quem é Howard Schultz

Howard Schultz é um empresário e autor americano, presidente emérito e dono de boa parte da rede Starbucks.

Ele atuou como presidente e diretor executivo da Starbucks de 1986 a 2000, de 2008 a 2017 e como CEO interino de 2022 a 2023.

Vida e carreira

Howard D. Schultz nasceu em 19 de julho de 1953,no Brooklyn, Nova Iorque. Filho do motorista de caminhão, Fred Schultz e Elaine Schultz.

Em 1975, ele se formou em Comunicação pela Northern Michigan University (NMU).

Em 1976, se tornou vendedor da Xerox em Nova York e, em 1979, foi recrutado pelo fabricante sueco de utensílios de cozinha PAI Partners para ser gerente geral de sua subsidiária nos EUA, Hammarplast. 

Na Hammarplast, Schultz era responsável pelas operações da fabricante de máquinas de café nos EUA.

Em 1981, na época com 29 anos de idade, Schultz decidiu pegar um avião e visitar o cliente que fazia tantas encomendas de filtros de cone de plástico em Seattle.

A empresa chamava-se Starbucks Coffee Company, uma pequena empresa de torrefação de grãos.

No ano seguinte, Schultz foi contratado pela Starbucks como diretor de operações de varejo e marketing.

Em uma viagem para a Itália, em 1983, ele ficou cativado pelos cafés italianos e pela experiência que tomar uma xícara de café tinha.

Quando retornou, tentou convencer os proprietários da empresa, Jerry Baldwin e Gordon Bowker, a oferecer bebidas de café, além do grão inteiro, mas sua ideia não foi implementada.

 Schultz deixou a Starbucks, em 1985, para abrir sua própria cafeteria, a Il Giornale.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele queria criar um lugar para conexão humana, conversa e que promovesse um senso de comunidade.

Em 1987, Schultz levantou US$ 3,8 milhões com um grupo de investidores para comprar a Starbucks. 

Com a fusão, Schultz rebatizou Il Giornale com o nome Starbucks e expandiu seu alcance nos Estados Unidos.

Ao final do ano, possuía 17 filiais, que introduziram os expressos e cappuccinos no mercado americano.

Em 1992, Schultz abriu o capital da empresa e após acordos de distribuição em grande escala, a Starbucks tornou-se a maior rede de cafeterias do mundo. 

Em 2000, Schultz deixou o cargo de CEO da Starbucks, sendo sucedido por Orin Smith, que trabalhava com ele como diretor financeiro durante a década de 1990.

Ele então, passa para o novo cargo de estrategista-chefe global com o objetivo de ajudar a empresa a se expandir internacionalmente. 

Em 2001, Schultz liderou um grupo de dez investidores que comprou o Seattle SuperSonics da National Basketball Association (NBA). Depois veio a vender o time.

Após um hiato de oito anos, Schultz retornou como CEO da Starbucks durante o auge da crise financeira de 2008.

Sucedendo a Jim Donald, que substituiu Smith em 2005, Schultz liderou uma demissão em massa de executivos e funcionários e fechou centenas de lojas.

Ele deixou novamente o cargo de CEO em dezembro de 2016, sucedido por Kevin Johnson.

Schultz assumiu o cargo de presidente executivo e se aposentou da empresa em 2018.

Schultz chegou a explorar uma candidatura presidencial para 2020, mas disse em setembro de 2019 que não concorreria porque arriscaria a reeleição de Donald Trump.

Em 2022, a Starbucks anunciou que o CEO Kevin Johnson estava se aposentando e que Howard Schultz assumiria como CEO interino até que Laxman Narasimhan assumisse como CEO em abril de 2023.

Sua terceira passagem como presidente-executivo da Starbucks durou 11 meses.

Em 2023, Howard anunciou que estava deixando o conselho de administração da rede como parte de uma transição planejada.

“Estou ansioso para apoiar esta próxima geração de líderes para administrar a Starbucks no futuro como cliente, apoiador e defensor em minha função como presidente emérito”, disse Schultz em comunicado.

A Starbucks lhe deu o título de “Presidente Emérito vitalício”.

Na vida pessoal, Howard Schultz é casado com Sheri Kersch, desde 1982, com quem tem dois filhos.

Através da Schultz Family Foundation ele investe no treinamento e na contratação de veteranos e jovens, ajudando os veteranos a garantir uma transição tranquila de volta à vida civil.

Por meio de sua empresa de capital de risco Maveron Capital, Schultz investe em outras empresas de consumo, como Groupon, Madison Reed, Allbirds e Lucy.

Livros de Howard Schultz

Howard Schultz escreveu quatro livros, três deles incorporam suas memórias de negócios durante seu período na Starbucks.

Seu primeiro livro, Pour Your Heart Into It: How Starbucks Built a Company One Cup at a Time, foi escrito em 1997 com Dori Jones Yang.

Seu segundo livro, Em frente!: como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma (Onward: How Starbucks Fought for Its Life Without Losing Its Soul), co-escrito com Joanne Gordon, foi publicado em 2011. 

Seu terceiro livro, For Love of Country: What Our Veterans Can Teach Us About Citizenship, Heroism, and Sacrifice , co-escrito com Rajiv Chandrasekaran, foi publicado em 2014.

Em 2019, publicou seu quarto livro, Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara (From the Ground Up: A Journey to Reimagine the Promise of America).

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.