O que é Hot Money

Hot Money é uma linha de crédito de curtíssimo prazo oferecida a empresas com algum problema de tesouraria. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Geralmente são empréstimos que devem ser quitados em 15 a 30 dias, e é uma estratégia que pode auxiliar uma empresa a sair de um momento de crise momentânea.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hot Money

Quando uma empresa necessita de uma quantia para pagar um fornecedor, por exemplo, porém não dispõe desse recurso, existe uma opção de empréstimo que tem a finalidade de emprestar o recurso financeiro e cobrar em um curto prazo.

Esse tipo de empréstimo é frequentemente utilizado por empresas que tiveram algum tipo de desfalque no seu orçamento mensal e acredita que irá se recuperar em curto período. 

É também utilizada por empresas com pouco ou nenhum capital de giro e que podem estar começando a operar e, portanto, podem recorrer a esse tipo de empréstimo e pagar em 15 ou 30 dias. 

O principal objetivo do Hot Honey é resolver problemas pontuais da tesouraria de uma empresa. 

Vale ressaltar que essa estratégia não deve ser adotada frequentemente pela mesma empresa, pois a instituição deve ser capaz de gerir seus gastos e despesas e realizar um planejamento orçamentário podendo ser anual, trimestral e a cada 3 anos por exemplo.

O planejamento financeiro de uma empresa é um passo fundamental para o sucesso tanto de vendas como de saúde financeira.

Outra dica de ouro, é analisar o orçamento e monitorar o Balanço Patrimonial antes de solicitar um empréstimo para evitar dívidas, pois é nesse relatório que entram as dívidas da instituição e pode até impactar na divulgação de resultados.

Vantagem do Hot Money

Uma das vantagens do Hot Money é poder apagar o incêndio, ou seja, o desfalque na tesouraria fornecendo uma solução rápida de resolução de problemas.

Outra vantagem dessa linha de crédito é a facilidade de obter o empréstimo, pois é uma forma menos burocrática e rápida. 

Desvantagem do Hot Money

No empréstimo de Hot Money os juros aplicados são mais altos que os dos demais tipos de empréstimos a pessoa jurídica.

Outro ponto desvantajoso é o prazo de pagamento, que pode impactar na contabilidade do trimestre, causando outros impactos diretamente relacionados.

Existe no mercado de empréstimos diversas opções com maiores prazos para pagamento e menores juros, o que pode ser muito vantajoso principalmente se a saúde financeira da empresa não está nos melhores dias.

Um ponto de atenção que pode ser considerado uma desvantagem é a situação em que o Hot Money ocorre. Em outras palavras, quando uma empresa solicita esse recurso pode ser um sinal de que talvez sua saúde financeira esteja ruim. 

Nesse contexto, é importante que a gestão empresarial esteja ciente dos fatos e valores contábeis e que implemente ações administrativas a fim de mitigar e até solucionar esses problemas.

Como solicitar o Hot Money 

O Hot Money pode ser solicitado por meio das instituições financeiras, como os bancos. É aconselhável que a empresa procure seu banco no qual possui conta aberta, pois será feito uma análise das movimentações financeiras realizadas nos últimos meses. 

O cálculo do Hot Money considera o CDI cotado no dia da solicitação somado ao custo do PIS e da Cofins sobre o faturamento da operação. Vale ressaltar que cada banco possui suas tarifas e taxas de juros, portanto pode variar.

Hot Money e os investidores

É importante analisar todo o Balanço Patrimonial da empresa antes de realizar qualquer investimento, principalmente se o investidor estiver pensando em aplicar em ações dessa empresa ou adquiri-la.

Se uma pessoa deseja investir em uma empresa adquirindo-a e identificar empréstimo de Hot Money, pode ser um sinal de alerta e talvez a companhia necessite de investimentos em planejamento orçamentário e financeiro.