O que é Hot Issue

Hot Issue é uma estratégia utilizada por empresas que oferecem ações na bolsa de valores e precisam aumentar o número de ações a fim de aumentar o volume da captação de recursos.

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Hot Issue é conhecido também como lote adicional de ações, e pode ocorrer se a empresa decidir adotar essa estratégia. 

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Como funciona o Hot Issue

Quando uma empresa deseja abrir seu capital, ou arrecadar dinheiro para um determinado projeto, existe a opção de abrir a oferta pública inicial de ações ou o IPO. 

Em outras palavras, a empresa ofertará suas ações na bolsa de valores e em um dia específico e será o seu primeiro dia. Antes do IPO, a empresa passa por uma série de análises que ajudaram a formar um preço inicial das ações como também a quantidade de ações ofertadas.

Entretanto, alguns problemas podem surgir como por exemplo, muita procura pela compra dessas ações e para isso a empresa poderá adotar o Hot Issue. 

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o lote adicional pode aumentar a quantidade de ações ofertadas em até 20% com a finalidade de aumentar o volume da captação de recursos no mercado primário. 

Por exemplo, a empresa Z ofertou em seu IPO 1.000 ações e identificou que todo o montante arrecadado até o momento é inferior ao montante desejado, a empresa pode disponibilizar 200 ações a mais. 

Há também outras estratégias que podem ser adotadas nesse momento, como é o caso do lote suplementar (over allotment) que pode aumentar em até 15% a quantidade total de ações ofertadas por uma empresa. 

Dessa forma, uma empresa pode aumentar em até 35% a quantidade de ações ofertadas no IPO. Seguindo o exemplo citado, se a empresa Z adotar o lote suplementar e o lote adicional, terá um aumento de 350 ações (200 ações do lote adicional e 150 ações do lote suplementar). 

Problemas do Hot Issue

Um dos problemas enfrentados pelas empresas que adotam a estratégia hot issue, está no custo de emissão dessas ações

Outro problema até comum de ocorrer, é a diluição do capital da empresa que pode ser desvantajoso dependendo do objetivo esperado. 

A estratégia do Hot Issue, nem sempre consegue atingir seu objetivo, pois o aumento da quantidade de ações pode levar a redução do preço desses ativos. Por isso, deve ser bem analisado identificando possíveis alternativas e gerenciando riscos.

Diferença entre Hot Issue e Lote suplementar

O Hot issue é frequentemente adotado quando a empresa deseja aumentar seu capital arrecadado em ações.

Utilizando o exemplo dado acima, se a empresa Z deve suas ações no valor de R$30,00 e deseja arrecadar R$35.000,00 para um projeto de melhoria da operação.

Com sua oferta inicial de 1.000 ações o objetivo não será alcançado, portanto será necessário o lote adicional. 

No lote adicional a empresa Z emitirá 200 ações a R$30,00 cada e assim conseguirá um resultado superior ao desejado. 

Na prática, as situações são mais complexas, os números aqui exemplificados, são valores mais baixos a fim de facilitar o entendimento. 

Devemos também excluir a influência da oferta e demanda dos valores, pois conforme citado anteriormente, o aumento do número de ações pode fazer com que seu preço unitário diminua.

No caso do Lote Suplementar é uma estratégia adotada com o objetivo de estabilizar o preço das ações lançadas em um IPO. 

Nesse contexto, a empresa emissora das ações pode aumentar em 15% a quantidade total de ações ofertadas ou retirar alguns papéis do mercado. 

Outra diferença entre as duas estratégias é que o Hot Issue ocorre no mercado primário de ações e o Lote Suplementar ocorre no mercado secundário.