O que é Homo Economicus

Homo Economicus é uma teoria que defende que o homem tem a capacidade de usar a razão para produzir e consumir. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pode-se entender como um comportamento econômico de uma pessoa que sempre analisa os custos de oportunidade em uma determinada decisão econômica. 

Na teoria do Homo Economicus não é considerado outras esferas da vida humana como as motivações individuais de caráter emocional e outras características de comportamento de consumo. 

A teoria defende que o trabalhador busca emprego por causa de suas motivações financeiras como o sustento e o acúmulo de riquezas e não com o propósito de contribuir com a sociedade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Princípios de Homo Economicus

A teoria de Homo Economicus foi dividida em cinco princípios básicos: 

  • Uso exclusivo da razão: desconsiderando o emocional do ser humanos observando apenas o comportamento econômico no contexto de uso do dinheiro, ou seja, o homem toda decisões com base apenas na razão;
  • Mínimo esforço: entende que o ser humano tende a evitar o esforço;
  • Atemporalidade: vivência em um tempo linear, considerando apenas o presente e desconsiderando o passado e a previsão do futuro; 
  • Informação: considera que o indivíduo é provido de informações;
  • Universal: entende a universalidade do ser humano, ou seja, defende que as decisões são válidas em todas as épocas e lugares.

Nessa mesma lógica, o pensamento econômico defende fatores como a geração de conhecimento, as leis da utilidade marginal e a capacidade de realizar previsões. 

Origem do Homo Economicus

A teoria do Homo Economicus foi iniciada entre os séculos XVI e XVII pelos próprios estudos de economia. 

De acordo com os pensamentos de Adam Smith em sua obra Riqueza das Nações, o ser humano utiliza da sua força de trabalho para o seu próprio interesse. Dessa forma, entende-se que o ser humano consome e produz para saciar seus próprios desejos. 

Crítica ao Homo Economicus

Ao longo dos anos várias críticas surgiram principalmente porque a teoria de Homo Economicus exclui os comportamentos irracionais dos seres humanos e suas emoções.

Quase todos os princípios recebem críticas e controvérsias sobre a realidade na tomada de decisão e que são fatores que influenciam fortemente na economia. 

Entretanto, a exclusão dos fatores emocionais e irracionais contribuíram para o surgimento de demais teorias e análises de estudo individual econômico. Sem esses fatores os estudos são menos complexos e mais previsíveis

A teoria do Homo Economicus tenta simplificar a tomada de decisão com base apenas no racional humano e com o passar do tempo surgem novos estudos do comportamento humano na economia. 

A psicologia e a sociologia são ciências que complementam a teoria de Homo Economicus e auxiliaram na compreensão do campo de estudo das Finanças Comportamentais, no qual entende-se todos os fatores que influenciam a tomada de decisão. 

Utilidade do Homo Economicus

O ponto que merece destaque nessa teoria está na vantagem de prever comportamentos e consequentemente na previsibilidade dos fatos. 

Para o investidor é necessário compreender uma série de análises de números e desenvolver o raciocínio lógico para então tomar decisões econômicas com mais racionalidade.

Alguns tipos de investimento necessitam de maiores informações para tomar decisões mais inteligentes, é o que acontece nos investimentos de renda variável.

Se pensarmos na bolsa de valores e seus ativos financeiros podemos observar que os investidores que melhor compreendem os mercados e tomam decisões racionais são aqueles que conseguem manter melhor rentabilidade e gerenciamento de risco.

Mas a grande problemática está na identificação das oportunidades e no controle emocional para tomar decisões mais inteligentes.

Alguns estudos das Finanças Comportamentais mostram que entender os aspectos que levam o investidor a tomar decisões irracionais é de importante ajuda para tornar uma decisão mais racional. 

Em outras palavras, saber quais os fatores que nos levam a tomar decisões irracionais ajuda a prever e até mesmo impedir que essas decisões sejam tomadas.