O que é Home Broker

Home broker é uma plataforma online que conecta o investidor, a corretora e a bolsa de valores com a finalidade de agilizar os processos de negociação dos ativos financeiros. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Home Broker é uma plataforma de fácil uso e pode ser acessada por meio de celulares, computadores ou tablets. 

Antes de existir o Home Broker era comum as pessoas ligarem para a mesa de operações e negociarem ativos por esse meio. Atualmente tudo é automatizado o que facilita as negociações. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Home Broker

O Home Broker é semelhante aos sistemas de internet banking utilizados por diversos bancos e traz acessos ao mercado de ações. 

A maior parte das casas de investimentos oferecem essa plataforma para que seus investidores consigam colocar suas ordens de compra e venda de seus ativos financeiros. 

Em geral, as corretoras disponibilizam em seus home Broker informações como os valores das ações negociadas em tempo real, e algumas plataformas também disponibilizam ativos como opções e contratos futuros. 

Há ainda Home Broker que disponibiliza informações e permite a negociação de títulos públicos e outros papéis da renda fixa

Passo a passo para investir com Home Broker

Para o investidor que deseja operar em um Home Broker o primeiro passo é escolher uma boa corretora de valores que lhe traga mais vantagens e que ofereça serviços que ajudem a ter bons retornos. 

Um ponto a se atentar está na taxa de administração, há corretoras que cobram e descontar diretamente do valor rendido, porém há outras que não cobram nada. Mas vale observar outros requisitos como a qualidade de serviço e suporte por exemplo. 

Após escolher sua corretora de valores é hora de abrir uma conta, há corretoras que as contas são abertas de forma digital, baixando o aplicativo para celular ou pelo site da empresa. 

Nesse momento é importante apresentar alguns documentos que podem variar de acordo com o volume de patrimônio e a profissão exercida pelo investidor. 

Após a aprovação da abertura da conta é necessário que o investidor compreenda as principais funcionalidades do home broker e como operar dentro da bolsa de valores. 

A escolha de quais ativos investir e definir o valor de compra e venda é algo que o investidor deve ter em mente nesse momento. 

Assim o próximo passo é identificar o código do ativo, selecioná-lo e então o investidor poderá ver a cotação em tempo real desse ativo e poderá disparar uma ordem de compra. 

O home broker também permite que o investidor possa acompanhar suas ordens e o momento em que foram executadas. Caso não sejam executadas, poderão ser canceladas ou aguardarão uma oferta compatível ao valor colocado na ordem de compra ou venda.

A plataforma também exibe o “book de ofertas” que nada mais é do que a listagem de todas as ordens de compra e venda dos ativos financeiros executadas por outros investidores. 

Observar essa listagem dá ao investidor uma referência dos valores negociados em tempo real.

Além disso, algumas corretoras de valores disponibilizam dentro do seus home Broker ferramentas de análises e soluções como o stop loss e o stop gain que são meios de monitoramento de ganhos e perdas que o investidor define. 

Com isso o investidor pode gerir melhor seus ganhos e perdas e evitar que seu capital seja levado em caso de desvalorização dos ativos escolhidos. 

Vantagem do Home Broker

Ao longo deste artigo foram listadas diversas vantagens diretamente ou indiretamente ligadas a utilização do home broker. Entre elas podemos destacar: 

  • Eficiência do processo de negociação de compra e venda;
  • Acompanhamento em tempo real das cotações;
  • Acompanhamento das execuções das ordens de compra e venda.

Entre outras vantagens, o home broker é uma excelente ferramenta de análise e controle de ativos financeiros. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Home Broker, consulte o artigo completo sobre Home Broker.