O que é Holding Familiar

Holding Familiar é uma empresa que controla o patrimônio de uma ou mais pessoas da mesma família que possuem bens ou participações em seu nome. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A criação de uma Holding Familiar tem como o objetivo de gerir as participações e os bens dessas pessoas com vínculos familiares. Dessa forma, a empresa passa a tomar decisão e administrar o patrimônio. 

Os membros de uma mesma família podem constituir uma sociedade e por meio desta fazer deliberações sociais e ter acesso a benefícios que uma empresa pode ter. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Holding Familiar

A Holding Familiar funciona como uma sociedade entre os membros de uma mesma família que pode administrar as empresas que os sócios têm participação. 

Outro ponto muito benéfico para esse tipo de sociedade, está na permanência de tomadores de decisão quando um dos sócios morre.

Por exemplo, um pai e seus dois filhos e cada um com sua empresa podem juntos construir uma holding familiar e com isso caso o pai falecer os filhos podem tomar decisões estratégicas para administrar as empresas sob o controle da holding. 

Nessa situação nenhuma das empresas será diretamente afetada pela ausência de um dos sócios. Porém, nesse caso em específico a participação do sócio falecido irá entrar no inventário e por fim será feita a partilha de bens. 

Dessa forma, será definido conforme o testamento ou o Código Civil. 

Quanto a Holding Familiar, pode ser classificada de duas maneiras: 

  • Pura caracteriza uma holding que que apenas controla, administra os bens e patrimônios
  • Mista caracteriza uma holding que além de controlar e administrar os bens e os patrimônios também exerce sua função empresarial, podendo comprar participações de outras empresas, por exemplo. 

Existem outros tipos de holding que os sócios podem não ser da mesma família, e são chamadas, por exemplo, de: patrimonial; de participação; de controle; de setorial; derivada; administrativa e entre outras. 

As holding são classificadas de acordo com as funções que exercem dentro de um conjunto de sócios. 

Vantagem da Holding Familiar

A Holding Familiar traz benefícios ao planejamento sucessório uma vez que facilita a sucessão hereditária de bens e patrimônios em casos de falecimentos. 

Nesse contexto, uma holding familiar possui em seu contrato social alguns pontos que estabelecem as ações e as regras de sucessão patrimonial

Com isso, evita-se o longo processo de inventário e eventuais prejuízos administrativos que uma empresa pode ter por ausência de seu executivo. Também se espera que a sucessão seja feita por meio de acordos e combinados previamente estabelecidos

Outro ponto vantajoso da Holding Familiar está no planejamento tributário na qual se reduz a carga tributária por meios legais e normativos utilizando a forma de elisão fiscal, permitindo que seus sócios integrem seus bens à holding. Dessa forma, evita-se altos impostos de renda. 

O planejamento tributário da Holding Familiar também contribui com a redução da carga tributária de rendimentos

Outra vantagem da criação da Holding Familiar é a blindagem patrimonial que tem o objetivo de construir estratégias eficazes para a manutenção e ampliação do patrimônio administrado. 

Existem diversas vantagens de se ter uma Holding Familiar, como agrupamento de capital, redução de riscos de falência ou prejuízos, melhores retornos, concentração da tomada de decisão, eficiência da gestão e entre outros.

Desvantagem da Holding Familiar

Existem também desvantagens dessa modalidade de negócio no Brasil. Entre elas podemos citar:

  • possibilidade de fraude; 
  • excesso de capitalização; 
  • controle de informações para ganhos pessoais; 
  • má gestão de empresas 

No entanto, essas e outras desvantagens podem ser mitigadas com a orientação de uma equipe de profissionais especializados, como advogados e contadores.