O que é Hiato do Produto

Hiato do Produto é um indicador da macroeconomia de um país tendo um importante papel de acompanhar a economia e nortear políticas monetárias. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em sua essência o Hiato do Produto é a diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) potencial e o PIB corrente, sendo positivo ou negativo. 

O principal objetivo do Hiato do Produto é mensurar as oscilações cíclicas de uma economia, ou seja, tentar entender como está a demanda e a oferta agregada da capacidade produtiva de um determinado país. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hiato do Produto

O Hiato do Produto é positivo indica um superaquecimento da economia de um país, pois há uma produção acima das tendências. 

Por exemplo, se o valor do Hiato do Produto for positivo pode indicar a necessidade de elevar a taxa de juros com a finalidade de conter a demanda da economia, por meio da regra de Taylor 

Entretanto, quando o Hiato do Produto é negativo é um sinal ociosidade da capacidade de produção de um determinado país, o que pode indicar uma recessão por parte do mercado

Quanto menor for a diferença entre o PIB potencial e o PIB corrente, melhor a economia se mostra, ou pelo menos entende-se que há um equilíbrio. 

Existem diversos outros indicadores analisados em conjunto que contribuem com a tomada de decisão do poder público, isso ocorre tanto nas políticas monetárias quanto nas políticas fiscais.

Finalidades do Hiato do Produto

Conforme já citado anteriormente o Hiato do Produto tem a finalidade de mensurar e analisar a distância entre a demanda e a oferta agregada

Outra finalidade deste indicador está em promover mecanismos de elaboração de políticas monetárias e fiscais, além de também ser utilizado pelos bancos centrais como uma ferramenta de análise das respostas das taxas de juros. 

Em outras palavras, é por meio do Hiato do Produto que os bancos centrais conseguem promover políticas de taxas de juros na tentativa de conter a taxa de inflação.

O Hiato do Produto tem a finalidade de monitorar e avaliar a política fiscal de diversos países, como a União Europeia, e alguns países da américa latina, porém no Brasil é utilizado apenas como um indicador de resultados fiscais

O Cálculo do Hiato do Produto

O cálculo do Hiato do Produto é feito com base em diversos filtros que podem variar de acordo com a metodologia utilizada. Em geral, as metodologias mais abordadas são a Função do Produto e o Hodrick-Prescott (HP). 

Porém, alguns filtros não conseguem acompanhar os dados em tempo real e por isso estão sendo adotados filtros e metodologias que conseguem acompanhar o mercado em períodos mais reais. 

O Hiato do Produto e os investimentos

Para os investidores, os indicadores da macroeconomia são ferramentas fundamentais de análise para compreensão do mercado nacional como um todo. Além de auxiliar na análise da política monetária. 

Tanto na renda fixa como na renda variável, a economia local pode impactar na rentabilidade e nos riscos ocasionados em alguns tipos de investimentos. 

As políticas monetárias e fiscais impactam direta ou indiretamente nas escolhas dos tipos de investimentos. 

Em um cenário de análise da macroeconomia, é possível entender a tendência dos mercados, se a economia está superaquecida ou se está em desaceleração, por exemplo, e tomar decisões de investimentos com base nessa percepção. 

Entende-se também que a tomada de decisões em investimentos deve ser feita com base não só no Hiato do Produto, mas também nas análises técnicas dos ativos, análises fundamentalistas e nos conjuntos de demais indicadores de mercado. 

Portanto, compreender os indicadores da macroeconomia e outros indicadores nortearam os investidores para investimentos mais rentáveis e inteligentes.