O que é Hi-Lo

Hi-lo é um indicador de tendência de um determinado ativo. Tem o objetivo principal de auxiliar o investidor a analisar as tendências de alta ou baixa de um ativo e assim tomar a decisão de investimento. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Hi-lo é um indicador utilizado na renda variável como uma ferramenta de avaliação da negociação de um determinado ativo no mercado financeiro. 

O Hi-lo pode ser utilizado por investidores em diversas posições como o day-trade, swing trade, position trade e entre outras estratégias de investimento. 

Hi-lo é o nome dado em inglês Hi (high – alto) Lo (Low – Baixo), ou seja, compila essas informações de valores por meio de gráfico a fim de ajudar o investidor a entender melhor as tendências de uma ação por exemplo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hi-lo

O Hi-lo é representado pela forma de um gráfico, no qual a linha verde representa a tendência de alta, e a linha vermelha representa a tendência de baixa. 

Se um investidor quiser analisar uma ação de uma empresa X por um determinado período, por exemplo, deverá analisar suas tendências de valores e aplicar o Hi-lo como ferramenta de avaliação. 

Ao observar o gráfico, esse investidor poderá ver a linha vermelha se formando no exato momento em que os preços da ação começaram a apresentar tendência de baixa. Portanto, o Hi-lo está indicando que esse é o momento de vender aquele ativo. 

Quando o investidor analisa um outro período e a linha verde é observada no gráfico, esse é um indicativo que há uma tendência de alta dessa ação. Portanto, é um bom momento de compra

Dessa forma, esse indicador se torna uma ferramenta de fácil aplicação e análise para os investidores, sendo muito importante para tomada de decisão de não só comprar um ativo, mas também o momento de vendê-lo.

O Hi-lo é uma forma inteligente de analisar as tendências de preços e conseguir melhorar o gerenciamento de risco e aumentar a rentabilidade. 

A construção do Hi-lo

No Hi-lo a linha superior utiliza a média do valor máximo que o ativo atingiu de acordo com o período selecionado (mês, dia, hora, minuto). Já a linha inferior utiliza como base a média do valor mínimo que o ativo obteve no mesmo período.

Quando o valor do ativo ultrapassa uma das linhas é disparado a ação, ou de compra ou de venda. 

Outro ponto que vale a pena ressaltar são os períodos de análises, quanto maiores forem os períodos as linhas do Hi-lo tenderão a ser semelhantes.  

Assim na representação gráfica as duas linhas, verde e vermelha, estão próximas, ou até mesmo sobrepostas. 

Quando analisados curtos períodos, o cenário da análise pode gerar mais inversões de sentido. O que dificulta a análise de tendência dos ativos e pode conduzir o investidor a prejuízos. 

Entretanto, não há um período de análises, mas entende-se que a quantidade de candles interfere diretamente no Hi-lo.

Utilidades do Hi-lo

O Hi-lo conforme já citado é uma importante ferramenta de análise de tendência, podendo auxiliar o investidor a estipular, por exemplo, os preços de stop loss (valor mínimo para venda). 

Em outras palavras, é uma ferramenta que auxilia a entender qual é o preço de venda de um ativo e qual seu preço de compra

É possível colocar essas informações, na forma de valor de stop loss, no homebroker da corretora de valores. Assim que o ativo chegar no valor de stop loss, uma ordem de venda será automaticamente realizada. 

Dessa forma, o investidor pode gerenciar melhor seus riscos e alcançar melhores rentabilidades, uma vez que é evitada a perda de capital por meio da desvalorização do ativo.

Outro ponto importante é a combinação do Hi-lo com outros indicadores e tipos de análise, que também auxiliam o investidor a escolher os melhores ativos.