O que é Hedger

Hedger é um investidor ou um profissional do mercado financeiro que negocia contratos de proteção de operações financeiras, se protegendo da futura volatilidade dos preços. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo Hedge pode ser traduzido como “cerca”. Em outras palavras, é uma estratégia de contenção de riscos na tentativa de prever o mercado futuro

Em geral, o Hedger atua em mercados de derivativos, definindo valores justos para as mercadorias futuras como as commodities.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como trabalha o Hedger

O Hedger utiliza da estratégia de Hedge que tem o objetivo de gerenciar os riscos envolvidos nas operações financeiras. 

O conceito de Hedge (cobertura) foi criado no século XIX, pelo Chicago Board of Trade (CBOT), a maior e mais antiga bolsa de opções e futuros do mundo. 

Na época havia muita dificuldade na projeção de preços de produtos de commodities, como o café, ouro, milho e entre outros. Quando o agricultor chegava nas feiras para vender seus produtos, sofria com a volatilidade dos preços. 

Tentando se proteger desse cenário, foi criado o Hedge que é como um seguro do investimento que reduz a margem de perda. 

Na prática o Hedger vende o contrato futuro de uma commodities com um valor pré-definido, garantindo os níveis de preço. 

Esse tipo de investimento é feito por meio de uma corretora de valores com a opção de hedge, ou seja, haverá um depósito de uma margem de garantia. 

A ideia é segurar o valor do contrato e proteger o capital investido, porém cada contrato garante o seguro referente a uma determinada quantidade de ativos

Existem alternativas de investimentos com cobertura (hedge), como os fundos de investimentos que utilizam essa estratégia para aplicar o capital no mercado derivativo. 

No Brasil, esses fundos de investimentos são conhecidos como fundo de multimercado, pois tem autonomia de escolher qualquer ativo dos mais diversos tipos de mercados. Esse é o principal diferencial desse tipo de fundo. 

A estratégia de Hedger é frequentemente utilizada por investidores que almejam rentabilidade e mais com garantia de bons retornos, mas não tem domínio ou prefere se dedicar a outros assuntos que não sejam as análises do mercado financeiro. 

Nesse mecanismo os investidores podem optar por um ativo de alta rentabilidade e maior risco, pois entende que em quedas de valores o capital estará protegido. 

Ressalta-se a importância de entender bem os tipos de mercado, as análises fundamentalistas ou técnicas e outras ferramentas de avaliação de ativos para tomar decisões mais inteligentes. 

Outro ponto importante para o gerenciamento de risco, é identificar as melhores oportunidades de rentabilidade e avaliá-las de acordo com o seu perfil de investidor

Em geral, o hedger é um profissional ou uma empresa que oferece seus serviços e cobram taxas administrativas e até mesmo taxas de performance. 

Vantagem do Hedger

A principal vantagem de contratar esse tipo de profissional ou empresa, está nas boas chances de acerto de valorização e crescimento de capital

Outra vantagem ligada a isso, é a proteção do capital e auxílio no crescimento de patrimônio a curto, médio e longo prazo. 

O fato de não precisar estudar a fundo sobre os mercados e suas opções de investimentos é uma vantagem que atrai muitos investidores que não dispõe de tanto tempo para análises e estudos. 

Desvantagem do Hedger

A principal desvantagem como já citada está no aumento das taxas administrativas cobradas por esses profissionais. 

Portanto, cabe aqui uma análise da rentabilidade atingida, os riscos possíveis e das taxas, se o valor for positivo é uma estratégia interessante para o seu capital.