O que é Hedge Funds

Hedge Funds é um fundo de investimentos que tem como objetivo proteger os investidores da volatilidade do mercado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os fundos de investimentos Hedge Funds são privados e atuam no mercado de derivativos, como por exemplo, mercado de opções, mercado futuro, mercado a termo e mercado de Swap. 

O Hedge Funds pode ser traduzido como Fundo de Investimento de Cobertura de operações financeiras. 

Em outras palavras, é um fundo de investimento que garante ao seu investidor um retorno melhor, contudo as estratégias utilizadas para direcionar o fundo são consideradas de alto risco.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam Hedge Funds

Como os fundos tradicionais, os Hedge Funds têm uma equipe de especialistas como responsáveis pelas tomadas de decisão de investimento do fundo. 

Os gestores especialistas aplicam o capital em diversos mercados, diversificando a carteira, e aumentando as chances de bons retornos. 

A ideia é que os gestores tenham a liberdade de avaliar o mercado e selecionar os ativos mais atrativos. E é aqui sua principal vantagem diante dos demais fundos que, geralmente, são limitados em tipos de investimentos.

Nesse tipo de fundo o objetivo é garantir a proteção de perdas financeiras, e para isso são escolhidos ativos de mais riscos, porém com altos retornos.

No mercado financeiro, em geral, quanto maior sua exposição ao risco, maior é sua rentabilidade, portanto para buscar um bom retorno esse tipo de fundo adota estratégias de alto risco e por isso é mais buscado por investidores com perfil mais agressivo. 

No Brasil o Hedge Funds é frequentemente associado ao Fundo de Multimercado, porém nem todos os fundos que atuam no multimercado oferecem garantias de proteção de perdas financeiras. 

Dessa forma, ressalta-se a importância de avaliar todas as documentações antes de escolher um fundo. 

Na prática o Hedge Funds, funciona como uma “associação” de investidores, onde cada um coloca seu capital e juntos fazem aplicações, porém tem uma proteção garantida em contrato em casos de compra ou venda da participação.

Dentro da opção de Hedge Funds há diversos tipos de fundos, fundos mais arrojados, ou seja, que assumem maiores riscos e fundos mais conservadores que adotam estratégias de menor risco. 

Esses tipos de fundos são encontrados como opção de investimento em bancos, instituições financeiras e corretoras independentes como fundo de multimercado. Porém atente-se pois nem todo fundo garante proteção de capital.

Vantagem de Hedge Funds

O Hedge Funds pode ser muito atrativo para aqueles investidores que não almejam compreender diversas análises de mercado ou até mesmo acompanhar o mercado. 

Pode ser vantajoso para os investidores com perfil mais arrojado e para perfis menos arrojados

A longo prazo os fundos de hedge se mostram bem atrativos em termos de rentabilidade, mas vale ressaltar que alguns fundos, os mais arrojados, podem ter prejuízos, o que é sentido pelo investidor. 

Desvantagem de Hedge Funds

A principal desvantagem desse fundo está nas taxas administrativas que podem ser mais altas comparadas a outros fundos, isso se dá por conta da equipe gestora que observa o mercado como um todo. 

Outro ponto que se destaca dentro do fundo é a taxa de performance que também pode ser cobrada variando com as rentabilidades atingidas pelo fundo. 

Por isso, vale a pena compreender qual é o objetivo do investimento e o perfil do investidor e assim pesquisar e analisar a rentabilidade atingida e compará-las com os demais gastos com taxas administrativas. 

Se o saldo for positivo e cumprir com o objetivo do investimento, o Hedge Funds pode ser uma ótima opção para quem gostaria de investir na bolsa de valores e conseguir rentabilidades maiores comparada à renda fixa. 

Compreender esse e outros fundos auxilia na tomada de decisão inteligente de investimentos.