O Grupo Santander (SANB11) terá novo CEO a partir de janeiro de 2023: Héctor Grisi, atualmente CEO do Santander Mexico e head do conglomerado para a América do Norte. O executivo sucederá a José Antonio Álvarez.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A presidência executiva do banco continuará sendo exercida por Ana Botín. Grisi entrou no Grupo em 2015, como CEO do Santander mexicano.

Desde 2019, ele é o responsável pelas operações do banco na América do Norte, o que inclui o Santander US, dos Estados Unidos.

No ano passado, a filial americana foi a responsável pelo maior lucro do Grupo, em euros, em todo o mundo, tomando um posto que tradicionalmente é ocupado pelo Santander Brasil.

O Santander México, por sua vez, teve a maior rentabilidade do conglomerado no primeiro trimestre deste ano, com retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) de 31%.

Antes de atuar no Santander, Grisi esteve por 18 anos no Credit Suisse, e passou também pelo Banco Mexicano.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Em linha com mudanças na estrutura administrativa do Grupo, anunciadas em fevereiro, o novo CEO se reportará diretamente ao conselho, e vai supervisionar as operações de todos os países, regiões e também todos os negócios globais.

"A nomeação foi feita após um rigoroso processo de avaliação liderado pelo Comitê de Nomeação", afirma o Santander.

Álvarez, que deixará o cargo em janeiro, está no Santander desde 2002. Em 2004, foi nomeado CFO, e em janeiro de 2015 assumiu o posto de CEO. Após a transição para Grisi, ele permanecerá no conselho como vice não-executivo.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"Sou muito grata a José Antonio pela excepcional contribuição que ele deu ao banco ao longo dos últimos 20 anos", afirma Ana Botín, em comunicado à imprensa.

"Sua liderança e dedicação foram centrais para o crescimento e o sucesso do Santander." De acordo com ela, Grisi será um "sucessor excepcional" ao atual CEO.

"Ele (Grisi) traz décadas de experiência e um profundo conhecimento de nossos mercados e negócios, e uma habilidade comprovada de liderar de forma colaborativa e criar valor tanto para os clientes quanto para os acionistas", afirma a executiva.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"Eu acredito firmemente que a escala, diversificação e o foco no consumidor do Santander criam oportunidades de crescimento que são difíceis de replicar por outros grupos", diz Grisi, no mesmo comunicado.

"Estou animado para trabalhar e não tenho dúvida de que temos a estratégia, o modelo e acima de tudo, o time para criar valor para todas as nossas partes interessadas e cumprir nosso potencial." Ana destaca ainda o histórico de Grisi no Grupo.

"Seu histórico como CEO do Santander Mexico e como head na América do Norte fala por si, e ilustra por quê nós acreditamos que ele é a pessoa certa para liderar o banco na próxima fase de nossa transformação e crescimento."

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Bruce Carnegie Brown, líder do comitê de nomeação do banco, acrescenta que Grisi tem um "foco implacável" no consumidor, liderança comprovada em meio a transformações e um forte histórico na entrega de crescimento e rentabilidade.

"O comitê de nomeações trabalhou intensamente para identificar e analisar um amplo leque de candidatos internos e externos para o posto de CEO, com o auxílio de consultores externos", afirma. 

Gestão de Álvarez 

O Santander ressalta que durante a gestão de Álvarez, o retorno do grupo saiu de 11% para 14%, e o capital de nível 1 aumentou de 8% para 12%.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

As receitas aumentaram mais de 35% em euros recorrentes, e o banco ganhou cerca de 40 milhões de clientes. Em março, o Santander somava 155 milhões de clientes em todo o mundo.

"Tem sido uma honra fazer parte do time do Santander nas últimas duas décadas. O Santander é uma organização realmente excepcional, e eu sempre serei grato aos muitos colegas e amigos com quem trabalhei", pontua o executivo.

"Me sinto extremamente orgulhoso do que atingimos juntos, e estou confiante de que sob a lideração de Ana e de Héctor, a organização vai continuar em frente, mais e mais forte." Álvarez já é vice-presidente do conselho do banco, cargo que seguirá ocupando.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O órgão conta ainda com outros nomes do Grupo, entre eles Sérgio Rial, ex-CEO e atual presidente do conselho do Santander Brasil. Um dos membros atuais, Martín Chávez, deixará o órgão em 1º de julho deste ano.

Ele continuará no comitê de consultoria do Santander International, e no conselho da PagoNxt, unidade de pagamentos do conglomerado que hoje, controla a Getnet.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado do Santander no Primeiro Trimestre de 2022

resultado do Santander (SANB11) no primeiro trimestre de 2022 (1t22), divulgado no dia 26 de abril, registrou um lucro líquido gerencial de R$ 4,0 bilhões no 1T22, apresentando alta de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2021.

A margem financeira bruta do Santander Brasil totalizou R$ 13,9 bilhões no 1T22, apresentando crescimento de 3,8% na comparação com o 1T21.

Índice de Basiléia do Santander Brasil em março de 2022, totalizou 14,7%, apresentando baixa de -0,2 ponto percentual na comparação com dezembro de 2021.

As ações do Santander (SANB11) acumulam queda de 3,54% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 25,30% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.