O que é Headcount

Headcount é um indicador da quantidade de pessoas dentro de uma organização. Com a finalidade de controlar o número de colaboradores totais independente de cargo. 

Pode ser traduzido como “contagem de pessoas”, e é um dos indicadores mais utilizados pelo departamento de Recursos Humano (RH) de uma empresa. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Headcount

Em um mundo onde as grandes empresas tomam proporções enormes criou-se a necessidade de identificar e analisar indicadores do departamento pessoal, como forma de entender melhor o que está acontecendo dentro de uma grande organização. 

Deve-se somar todo o quadro de funcionários independente dos cargos em que ocupam desde a gerência até os níveis mais operacionais, também não é necessário determinar turnos e nem jornada de trabalho.

O Headcount é importante indicador do RH como forma de observar o gasto médio por cada colaborador e analisar sua performance, bem como a performance das equipes e departamentos, sendo um importante indicador de saúde da organização. 

Se a organização está em crescimento provavelmente aumentará seu Headcount, ao contrário também é válido. Dessa forma, é uma análise do cenário da empresa, se essa está em crescimento de funcionários ou em redução. 

Um dos principais impactos causados pelo Headcount está no orçamento de pessoal de uma empresa, assim como nas despesas de folha de pagamento, por exemplo. 

Dentro da gestão de recursos humanos o Headcount é um indicador que pode dar projeções para o futuro e auxiliar na tomada de decisão de contratação ou não

Além disso, é um importante indicador de resultado de empresas, usado para mensurar os gastos com o departamento pessoal e seus impactos no orçamento empresarial

Entretanto, esse não deve ser o único indicador observado, outros indicadores como salário médio de um departamento, projeção de custos com a folha de pagamento e o orçamento para novas contratações podem ser analisadas em conjunto com o Headcount. 

Existem outros indicadores que podem complementar o Headcount, como por exemplo: 

  • Taxa de diversidade
  • Perfil dos colaboradores
  • Relação departamento e número de colaboradores
  • Total de admissões por ano
  • Localidade que se encontram

E qualquer outro indicador que seja relevante para o contexto da empresa e seus acionistas. 

O conjunto desses indicadores podem nortear o planejamento estratégico de uma organização, além de ser relevante como avaliações de desempenho e análises das funções críticas dentro da empresa. 

Não mensurar ou ocultar informações como o Headcount pode trazer consequências na folha de pagamento resultando em problemas de caixa e levando a falência se nenhuma medida for tomada.

Nas organizações atuais o Headcount é necessário também para alinhamento entre a aquisição e manutenção de talento e seus custos previstos. 

Um bom processo de projeção de Headcount permite a projeção de custos que envolve:

  • A contratação de novos colaboradores para contribuir com o desenvolvimento da estratégia da empresa
  • Desenvolvimento de talentos já contratado, criando ambientes de aprendizados em cursos, palestras e treinamentos
  • Definição de metas salariais 

Esses custos estão envolvidos no orçamento do RH e devem ser simulados em diversos cenários de fluxo de caixa da empresa. 

O Headcount deve estar bem alinhado com o cenário financeiro, com a política de contratação e demissão da empresa, como uma forma de mitigar impactos orçamentários. 

Headcount e os investimentos 

No universo do mercado financeiro, o balanço entre as contas de uma organização pode influenciar positivamente ou negativamente no valor de suas ações. 

Uma empresa que contrata bastante e que tem bons resultados financeiros, tende a valorizar o preço de suas ações no mercado e é vista como confiável pelos investidores.Em contrapartida, uma empresa em desaceleração econômica, tende a desvalorizar os preços de suas ações e pode aparentar ser um péssimo investimento.