O que é Hawkish

Hawkish é um posicionamento mais rigoroso adotado pelos bancos centrais em diversos países. O objetivo é dar diretrizes para as taxas básicas de juros

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando um banco central adota o Hawkish, é estabelecido medidas de controle da inflação, entre elas o aumento ou a manutenção de taxas de juros altas que consequentemente levará a redução do crescimento econômico. 

Hawkish é derivado do inglês como Hawk, que pode ser traduzido como falcão. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hawkish

A política monetária Hawkish adota um conjunto de medidas mais restritivas e que desacelera o mercado de crédito fazendo a população consumir menos. 

Do lado oposto ao Hawkish há o Dovish, que é quando um banco central adota medidas menos restritivas focando no nível de desemprego, mantendo as taxas de juros mais baixas e estimulando o consumo e assim a economia. 

A indicação do presidente do Banco Central é de suma importância, pois sua equipe de gestão pode adotar o Hawkish ou o Dovish como política monetária e ambos têm impactos na gestão financeira. 

Quando se adota a política Dosivh há um regime com menores taxas de juros, o que favorece o mercado de ações. 

Em contrapartida, no Hawkish o mercado de renda fixa fica aquecido com as taxas de juros mais altas atraindo mais investidores para esse tipo de investimento e desfavorece o mercado de capitais

Dentro do conjunto de medidas adotadas no Hawkish, podemos destacar os seguintes âmbitos: 

  • Política Monetária: controle da moeda local e alterar políticas de crédito
  • Política Fiscal: regulação dos gastos do poder público  
  • Política Cambial: regulação da diferença entre câmbios a fim de manter relações comerciais com demais países. 

Com o controle rígido da inflação e com mais investidores na renda fixa, o Hawkish pode desestimular o investimento produtivo e desacelerar a economia

Mas pode ser uma estratégia muito bem-vinda quando bem executada, sendo capaz de controlar os parâmetros da economia e a inflação desenfreada.

O Banco Central pode adotar políticas monetárias durante um período e depois mudar de estratégia quando o cenário o favorecer. 

Um exemplo real ocorreu recentemente no Brasil em 2019, no qual o Banco Central brasileiro adotou medidas mais hawskish na tentativa de controlar a inflação elevando as taxas de juros. 

Nesse momento o Brasil quebrou o regime da taxa de juros, aumentando a taxa Selic para 2,75% ao ano, o que não acontecia a mais de seis anos. 

A meta do governo para os próximos anos é avançar até atingir mais ou menos 3,5% da taxa Selic.  

Nos Estados Unidos, a adoção de medidas Hawkish podem causar impactos nas economias ao redor do mundo, como por exemplo a desvalorização de moedas como euro, libra esterlina entre outras. 

Outro efeito da redução das taxas de juros nos Estados Unidos, está na percepção de risco de financiamentos em dólar. 

Quando um país adota um financiamento em dólar por causa dos baixos juros irá sentir quando, se por acaso, os juros começarem a subir novamente. O endividamento aumenta, e aumenta também as diferenças de câmbio.  

Hawkish e os investimentos 

Para os investidores é fundamental entender quais ideias os executivos do banco central estão adotando e como reagem frente a um momento econômico e assim tomar decisões de investimentos. 

Como citamos, o Hawkish pode favorecer a renda fixa atraindo investidores com alta das taxas básicas de juros. Em outras palavras, um CDB é influenciado pela taxa Selic, se a política monetária aumentá-la os rendimentos desse tipo de investimento será maior. No caso oposto (Dovish) as medidas podem influenciar os investidores a investir no mercado de variáveis, uma vez que a renda fixa não é tão atrativa.