O que é Hard Skills

Hard Skills é um nome dado a um conjunto de habilidades técnicas adquiridas por uma pessoa ao longo de sua vida, sendo um indicador de análise para perfis profissionais. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essas habilidades técnicas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas em cursos, treinamentos, palestras, workshops etc. E podem ser mensuradas por meio de diplomas ou até mesmo a execução. 

Existem dois grupos de habilidades, hard skills e soft skills. As soft skill podem ser resumidas pelas habilidades sociocomportamentais, ou habilidades ligadas às aptidões mentais de um indivíduo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Hard Skills

São exemplos de hard skills: 

  • Graduação 
  • Cursos técnicos
  • Mestrados e doutorados
  • Conhecimento em informática
  • Conhecimento em operação de máquinas, equipamentos e ferramentas
  • Conhecimento em uma outra língua 

Essas habilidades são facilmente mensuráveis e em alguns casos podem ser, por exemplo, básico, intermediário e avançado. 

Importância de Hard Skills

No mercado financeiro, desenvolver e afeiçoar novas hard skills podem auxiliar na tomada de decisão de quais cenários investir, renda fixa ou variável e principalmente pode ajudar a tomar decisões racionais de acordo com o mercado. 

As hard skills no setor da tecnologia estão em alta e prometem revolucionar o mercado e o modo de pensar e agir das pessoas que as possuem. Algumas delas são: 

  • Inteligência Artificial: utilizar programação de computadores para desenvolver softwares mais eficientes e capazes de poupar tempo e dinheiro em diversos momentos.
  • Raciocínio analítico: análise de negócios e de cenários de forma lógica auxilia na resolução eficiente de problemas
  • Blockchain: sistema de rastreio de segurança financeira pela internet, muito evidenciado depois das criações de criptomoedas. 

Há no mercado diversos softwares capazes de ajudar essas áreas citadas acima. E ao dominar esse nicho criasse a oportunidade de compreensão e desenvolvimento de ferramentas para mitigar impactos

As empresas podem ajudar seus colaboradores a aperfeiçoar ou aprender uma nova habilidade, oferecendo cursos, palestras, treinamentos, programas de capacitação, financiamento de cursos entre outros. 

Vale ressaltar que as habilidades de hard skills e soft skills são desenvolvidas de diferentes maneiras, até mesmo por cursos online na internet, por exemplo.

Uma parte importante do processo de aprendizagem é a identificação de quais hard skills serão mais bem aplicadas a uma área de atuação e como elas auxiliam o profissional dentro de sua carreira. 

Hard Skills e Soft Skills

Em um futuro muito próximo, o profissional que tiver hard skills se sobressairá no mercado de trabalho, conseguindo as melhores oportunidades de emprego. 

Entretanto, esses profissionais também devem se atentar para as soft skills que são por exemplo: 

  • Senso de liderança
  • Capacidade de trabalhar em equipes 
  • Resolução de conflitos
  • Proatividade e dinamismo
  • Capacidade de persuasão
  • Comunicação interpessoal
  • Capacidade de trabalhar sob pressão

Nesse contexto, há outras habilidades que podem ser incluídas seguindo essa lógica.

Diferente das hard skills as soft skills são difíceis de se mensurar, não dá para classificar em iniciante, intermediário e avançado. Porém, são de extrema necessidade para qualquer profissional em qualquer área de atuação. 

Em um exemplo real, um médico com boa formação e experiências em cirurgias complexas tem hard skills para ser um bom cirurgião. 

Entretanto, se ele não desenvolver habilidade de trabalho em equipe haverá dificuldade de realizar uma boa cirurgia e o paciente pode sofrer com isso, uma vez que não há como operar sem ajuda de um anestesista, enfermeiros e os demais membros da equipe cirúrgica. 

Nessa situação, todos os envolvidos tanto médico como paciente seriam lesados pela falta de habilidade entre a equipe. O mesmo ocorre também em outras profissões. 

Hard Skills e investimentos

No mundo de investimentos há diversos hard skills que podem ser desenvolvidos para melhorar a análise de fundos de investimentos, performance de ativos e a compreensão das análises técnicas. Conhecendo melhor o que são e como identificar quais hard skills serão mais bem aplicadas a um contexto de mercado, é possível ser um investidor de sucesso.