O que é Hard Closing

Hard-closing é quando um fundo de investimento não aceita mais novos investidores, não permitindo que nem mesmo os investidores existentes ampliem suas cotas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Hard-closing pode ser utilizado nos investimentos, na contabilidade e em vendas, porém com significados distintos. 

O Hard-closing pode ser traduzido ao português como fundo de investimento fechado. Podendo existir dois deles: o soft close e o hard close

  • Soft close: Não aceitam novos investidores e pode haver uma limitação de compra de cotas. Existem limitações de valores máximos que os investidores podem contribuir, taxa de manutenção administrativa pode variar e entre outros. 
  • Hard close: fechamento total do fundo para novos investidores e compra de cotas. 

Nos dois casos deve estar descrito na documentação do fundo de investimento que podem estipular prazos e períodos de hard close

Além disso, essas medidas são acionadas como proteção do investimento. O Hard-closing é uma medida mais agressiva de proteção e o Soft close menos agressivo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hard-closing

Existem dentro do fundo de investimentos um ponto em que se atinge o tamanho máximo de patrimônio ideal, a partir disso pode haver uma descompensação. 

A equipe gestora do fundo pode se tornar impossibilidade de implementar e sustentar uma estratégia se o patrimônio continua a crescer acima do ponto máximo ideal. 

Nesse cenário a equipe gestora se vê obrigada a fechar o fundo de investimento, ou seja, aplicar o Hard-closing para manter o interesse de seus acionistas e proteger o patrimônio já existente. 

Uma vantagem de estabelecer o Hard-closing é diminuir a flutuação de investidores

É comum em fundos de investimentos a entrada e saída de participantes e consequentemente o crescimento ou queda do capital. Para reduzir essas flutuações o Hard-closing pode ser adotado pelo fundo. 

O Hard-closing pode ser encerrado caso a equipe gestora considere o novo cenário e entenda que é capaz de receber novos investidores e gerenciar maiores patrimônios.

O Hard-closing pode gerar grande instabilidade entre os investidores do fundo, pois coloca em dúvida a credibilidade dos gestores dos fundos fazendo com que reduza o nível de confiança do fundo perante o mercado financeiro. 

De forma geral o Hard-closing de fundo de investimentos é um momento descrito em documentações e deve ser uma importante ferramenta de análise para tomada de decisão de compra ou venda de um investimento. 

Tipos de Hard-closing

Conforme já citado, existem três tipos distintos de Hard-closing na área de contabilidade, investimentos e vendas. 

Na área da contabilidade o Hard-closing é adotado com o objetivo proteger a integridade contábil e evitar mudanças nos registros em um determinado período. 

Ao passar um período a empresa realiza a auditoria contábil e encerra o ciclo de transações financeiras contabilizadas não inserindo outras transações nesse período.

Mesmo após encerrado o ciclo contábil, a companhia receberá uma nota fiscal referente ao ciclo encerrado, por exemplo, ela entrará na contabilidade do mês corrente, não afetando o demonstrativo financeiro anterior. 

Se mesmo após encerrar o ciclo a empresa continuar a receber contas referente a ele, é um sinal de que não há 100% de confiabilidade nas informações apresentadas nos relatórios fechados. 

O Hard-closing é muito utilizado na contabilidade com a finalidade de tornar os relatórios da empresa mais protegido e confiável, além de melhorar os processos gerenciais internos e ser um importante instrumento fiscal e legal.

O Hard-closing de vendas é muito utilizado como uma técnica de escassez, quando um vendedor anuncia o preço de um produto e afirma que só manterá o valor por um certo período. É uma técnica de incentivar o cliente a comprar naquele exato momento e fechar a oferta quando o período for comprido.