Um dos maiores exemplos de sucesso financeiro, o bilionário Warren Buffett considera a habilidade de se comunicar uma das estratégias mais importantes para ser bem-sucedido.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A recomendação que está ligada a aspectos de sociabilidade, mas o investidor mais rico de todos também sugere que ela é essencial na busca pela independência financeira

O site CNBC relembrou as vezes em que Buffett apontou o desenvolvimento da comunicação pessoal como um diferencial importante para seu poder aquisitivo.

Então, você está pronto para entender porque o bilionário Warren Buffett considera essencial aprimorar a habilidade de se comunicar?

Leia até o final e descubra como o desenvolvimento pessoal pode impactar positivamente as suas finanças pessoais.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Importância de se comunicar

Se você quiser progredir financeiramente, o investidor Warren Buffett recomenda que concentre-se em suas habilidades de comunicação.

“Uma melhoria relativamente modesta pode fazer uma grande diferença em seu poder aquisitivo futuro, bem como em muitos outros aspectos de sua vida”.

O conselho foi dito a Gillian Zoe Segal em uma entrevista para o livro Getting There: A Book of Mentors.

Aprimorar essa habilidade pode até aumentar seu valor em 50%, disse Buffett em um vídeo postado no LinkedIn no ano passado.

Segundo o CEO da Berkshire Hathaway, “o que é realmente essencial é ser capaz de fazer com que outros sigam suas ideias”.

“Se você é um vendedor, quer que as pessoas sigam seus conselhos. Se você é um líder de gestão, deseja que eles o sigam nos negócios”.

Comunicação demanda aprimoramento

A comunicação não é algo natural para Warren Buffett.

“Até os 20 anos, eu era absolutamente incapaz de falar em público”, disse ele a Segal. “Só de pensar nisso eu ficava fisicamente desconfortável.”

Quando estava na Columbia Business School, ele decidiu fazer algo a respeito e pagou US $ 100 para fazer um curso de oratória de Dale Carnegie.

A turma se reuniu uma vez por semana durante alguns meses, mas Buffett continuou a praticar a fala em público mesmo depois do término do curso.

“Assim que o curso acabou, fui para a Universidade de Omaha e disse: Quero começar a lecionar’, lembrou. 

“Eu sabia que, se não falasse na frente das pessoas, rapidamente voltaria ao ponto de partida”

Por isso, o investidor manteve o desenvolvimento contínuo da sua comunicação.

“Eu simplesmente continuei fazendo isso, e agora ninguém pode me impedir de falar!”

Até hoje, o homem de 90 anos considera essa classe de US$ 100 um dos melhores investimentos que já fez.

“O impacto que a aula teve em minha vida foi enorme”, conta Buffett.

Em seu escritório, o bilionário não tem seu diploma da Universidade de Nebraska Omaha ou da Universidade Columbia em exibição, mas tem o certificado de graduação de Dale Carnegie visível.

“Esse curso me deu o diploma mais importante que tenho”, disse.

Até hoje Buffett atribui seu sucesso a isso:“Certamente teve o maior impacto em termos de meu sucesso subsequente”.

Para ajudar você a começar a investir e ter outras habilidades essenciais para o sucesso de Warren Buffett, baixe aqui uma cópia gratuita do livro digital "Como Começar a Investir do Zero".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.