O presidente do Banco Mundial, David Malpass, afirmou nesta quinta-feira, 25, que a guerra na Ucrânia pode levar o mundo para uma recessão, levando em conta especialmente as altas nos preços de energia e alimentos.

Em evento da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, o dirigente apontou: "Ao olharmos para o PIB global... é difícil agora ver como evitamos uma recessão".

"O panorama da economia global é muito desafiador, incluindo para economias desenvolvidas, mas especialmente em países em desenvolvimento", afirmou Malpass.

De acordo com o dirigente, Ucrânia e Rússia deverão enfrentar contrações, enquanto EUA, Europa e China devem ter seu crescimento desacelerado.

Segundo ele, há falta de alimentos e fertilizantes e aumentar oferta de suprimentos em países além da Rússia será importante.

→Como Investir no Cenário Econômco Atual? Veja as 3 Ações com Maior Potencial de Valorização no Brasil.

"Infelizmente, até o momento não houve muitos avanços nesta área. Se governos anunciarem que irão aumentar oferta, isso afetaria as expectativas de inflação".

Além disso, na visão do dirigente, os lockdowns na China para tentar conter foram negativos para a economia global, uma vez que também interferiram nas cadeias de suprimento.

Na visão de Malpass, políticas fiscais e monetárias também podem ajudar no controle da inflação.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.

"Alguns dos principais bancos centrais mudaram sua política", afirmou o dirigente, apontando que o sistema de governança global hoje possui mais condições de realizar suas ações.

"Bancos centrais devem usar todas as suas ferramentas para derrubar a inflação", concluiu. Pelo lado fiscal, ele indicou que é necessário tentar fazer com que a demanda seja desestimulada.

Fonte: Estadão Conteúdo.