Grupo Soma (SOMA3) Dá Salto ao Entrar em Moda Popular
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Grupo Soma (SOMA3) Dá Salto ao Entrar em Moda Popular

Após sua estreia na B3, o Grupo Soma focou em um plano de expansão e digitalização, sempre com foco em marcas premium.

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Atualizado em 27/04/2021

Em um momento em que grandes varejistas brasileiras buscam vias de crescimento em meio à pandemia de covid-19, com aquisições, fusões e investimentos em tecnologia, ninguém agiu mais rápido do que o Grupo Soma (SOMA3), que arrematou a compra da Hering (HGTX3), por R$ 5,1 bilhões, em um movimento que surpreendeu muita gente no mercado.

Mas quem, afinal, é o Soma, esse “novato” que agora virou dono de uma marca de 140 anos? Com origem na fusão da Animale e da Farm, ocorrida em 2010, o Soma já tinha certa musculatura: eram 264 lojas ao fim de 2020 e mais de 5,3 mil funcionários no País.

Após realizar sua estreia na Bolsa, em julho de 2020, em operação que captou R$ 1 bilhão, o Grupo Soma focou em um plano de expansão e digitalização, sempre com foco em marcas premium.

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A composição acionária do Soma é bem pulverizada: o presidente Roberto Jatahy (fundador da Animale) tem 16% e é o maior acionista.

Todos os proprietários de negócios que foram adquiridos ao longo do caminho também mantiveram alguma participação: Cris Barros e Nati Vozza, por exemplo, têm hoje 1,56% e 0,87%, respectivamente.

A fatia em negociação no mercado equivale a 37% do negócio. Com o acordo com a Hering, haverá nova diluição entre os acionistas principais.

Conhecida por suas aquisições, a companhia tem hoje nove marcas: Animale, Farm, Fábula, A. Brand, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó e ByNV – esta última adquirida após o IPO, por conta de sua forte presença digital.

Nada, porém, que se compare ao negócio gigante, fechado em uma negociação de apenas três dias com a família Hering.

Segundo Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, o Grupo Soma hoje é lucrativo porque a fusão das marcas Farm e Animale foi um processo que soube explorar as sinergias entre os dois negócios e harmonizar as culturas.

“A Animale era maior que a Farm, com estrutura e gestão mais robustas. Mas a Farm tinha duas características interessantes: presença internacional, com colaborações com marcas estrangeiras e vendas nos Estados Unidos, além de uma operação digital mais forte.”

O consultor afirma que processos de fusões e aquisições não são garantia de sucesso – mas a Soma conseguiu um saldo positivo em suas operações.

“O crescimento por aquisição de marcas não é fácil de fazer, mas, no caso da Soma, deu certo porque foi feito de maneira estruturada, com gestão profissionalizada e uma visão estratégica de longo prazo mais consistente. A empresa era muito saudável, tanto é que depois se credenciou para o IPO.” 

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Expansão 

Com a aquisição da Hering, o Grupo Soma, que possui apenas marcas do segmento premium, entra em uma área na qual ainda não atuava: o de produtos que também conquistam o consumidor pelo preço.

Além disso, a Soma terá de lidar com uma cultura que mistura varejo e indústria, uma vez que a Hering concentrava a maior parte de sua produção dentro de casa. A marca foi criada em 1880 e tem forte tradição fabril.

O presidente do Grupo Soma, Roberto Jatahy, disse ontem que o potencial de mercado do conglomerado saltou de R$ 30 bilhões para R$ 110 bilhões com a compra da Hering.

“Isso mostra o novo potencial de crescimento que temos”, diz Jatahy. “A Hering traz aumento de mercado potencial e complementaridade de marcas.”

Outro trunfo do Soma na negociação com a Hering foi o reconhecimento do legado da empresa de 140 anos. Jatahy garante que a marca Hering seguirá com independência.

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“Temos a vantagem de ter um CEO que traz a marca no seu sobrenome. Thiago Hering segue com independência na gestão da marca”, afirma.

Resultado da Grupo Soma no Quarto Trimestre de 2020

O resultado do Grupo Soma (SOMA3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 18 de março, apresentou um lucro líquido de R$ 39,9 milhões no 4t20, uma alta de 3,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Grupo Soma atingiu R$ 67,9 milhões no 4t20, apresentando crescimento de 9,2% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda da Grupo Soma totalizou 14,3% no 4t20, apresentando retração de -2,6 ponto percentual na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Grupo Soma atingiu 8,4% no 4t20, apresentando retração de -2,1 ponto percentual na comparação com o 4t19.

As ações do Grupo Soma (SOMA3) acumulam queda de 13,28% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 9,50% nos últimos 30 dias.

Notícias do Mercado Financeiro

Fonte: Estadão Conteúdo.

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