Um ano e meio depois de protagonizar uma das ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) mais icônicas da Bolsa brasileira, o Grupo Mateus (GMAT3) avança em seu plano de expansão no Nordeste.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um dos maiores atacarejos de fora do eixo Rio-São Paulo, o gigante varejista - com faturamento de cerca de R$ 10 bilhões anuais - chegou aos Estados de Pernambuco e Bahia e prevê terminar de desbravar a região em até cinco anos.

A estratégia, segundo o diretor executivo do Mateus, Sandro Oliveira, foi iniciar o avanço por uma região que a companhia já conhece e domina.

Hoje, o Mateus tem 210 lojas, considerando suas bandeiras, de atacarejo, supermercados, hipermercados, móveis e eletrodomésticos.

Mais da metade das unidades está no Maranhão, Estado que é o berço do grupo e onde ele é dominante, com 80% de participação. Outros 73 pontos estão no Pará e 13, no Piauí.

Outro Estado no Nordeste onde o grupo já colocou os pés foi o Ceará.

"Vamos entendendo as novas possibilidades de faturamento e onde é possível entrar com um determinado nível de competitividade. É um equilíbrio das contas e vamos preenchendo as rotas", diz Oliveira.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Sudeste O executivo não descarta, no entanto, passos mais ambiciosos no futuro, com a empresa chegando a São Paulo, mercado dominado pelos atacarejos Assaí e Atacadão.

 "Acredito que daríamos um xeque-mate. Quem sabe daqui alguns anos olharemos outras fronteiras. Vemos barreira zero para a entrada, mas primeiro queremos fortalecer onde já estamos", afirma.

Uma das estratégias para a entrada em outras regiões poderia ser usar uma das marcas que não o atacarejo, e em cidades do interior.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O sócio fundador da consultoria Varese Retail, Alberto Serrentino, elogia o braço de distribuição da rede, muito forte na região Norte, o que explica sua força local.

Mas ele pondera que um avanço para os centros urbanos no Sudeste carrega muitos desafios, uma vez que os principais concorrentes estão expandindo operações.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Para a presidente da consultoria AGR, Ana Paula Tozzi, a barreira de entrada do Mateus em mercados do Sudeste pode ser de marca.

"Como é uma operação regional, terá de construir branding e uma relação de confiança com um novo público", diz ela.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.