O que é Growth Capital

Growth Capital é um tipo de investimento direcionado a empresas em crescimento, mas com expectativa de bons retornos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Growth Capital ou em português Capital de Crescimento, é destinado a empresas com certo grau de maturidade que arrecadam recursos para projetos de melhoria interna e com expectativa de crescimento no futuro. 

É frequente no mercado financeiro, esse tipo de investimento ocorrerem entre empresas, como forma de desenvolver um setor de mercado, por exemplo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Caracteristica de  Growth Capital

Nessa modalidade de investimentos é comum os investidores escolherem empresas de médio porte com certo nível de consolidação de mercado. 

Fundos de investimentos de Private Equity utilizam frequentemente a estratégia do Growth Capital,  como forma de alavancar empresas com alto potencial de crescimento e retorno de lucros.

Companhias de grande porte ou com mercado consolidado, apesar de ter potencial de gerar lucro, não são desejadas nessa estratégia, pois em geral, não tem expectativa de crescimento.

O mesmo acontece em empresas menores com dificuldade de consolidação de mercado, pois apresentam um risco elevado e por isso não são atrativas para esses tipos de investidores.

As empresas que se enquadram nessa estratégia, geralmente estão em busca de recursos monetários para alteração de operações, vendas, iniciativas de marketing, amplificação do patrimônio, como compra de maquinários e até mesmo pagamento de dívidas. 

Outras características dessa modalidade de investimento são:

  • Cada empresa pode ter seus termos específicos para o investimento. Termos como métricas de desempenho, histórico operacional e entre outros.
  • Participação minoritária com pouca influência (título preferencial)
  • Direito de resgate em uma IPO
  • Direto de consentimento de transações importantes, como transações de dívida e de patrimônio e mudanças contábeis e políticas fiscais.
  • Direito de tag-along, garante que o acionista deixe a sociedade em caso de troca ou entrada de um novo investidor. 

Esses direitos são considerados de acordo com o escopo e tamanho das transações e o ciclo de vida das emissões.  

Growth Capital vale a pena 

O Growth Capital é uma modalidade de investimento considerada com menores riscos comparados a outros tipos de investimentos como por exemplo, o investimento de Venture Capital.  

O Growth Capital vem crescendo em número de investidores e transações nos últimos anos no Brasil. Só em 2019, essa modalidade movimentou mais de 20 bilhões de reais, porém ainda é desconhecido por muitos. 

Para qualquer tipo de investidor, vale a pena apostar em uma boa gestão de risco e um planejamento financeiro são fatores que podem auxiliar na tomada de decisão é a escolha de um fundo de investimentos ou empresa. 

Além disso, é importante entender seus objetivos financeiros. Investidores mais arrojados, em geral, buscam crescimento de patrimônio e nesses casos aceitam elevado risco de suas operações, esperando um grande retorno de lucros. 

Investidores de Growth Capital

Os investidores que aplicam nessa modalidade de investimentos, geralmente, possuem participação minoritária nas empresas que investem, porém não costuma ser documentado, portanto alguns investidores abrem mão da participação. 

A participação, mesmo que minoritária dos investidores, pode gerar conflito de interesse entre acionistas e executivos. Para minimizá-los, investidores que optam pelo Growth Capital devem ter em mente estratégias de resolução de conflitos.  

A participação majoritária na Growth Capital é menos frequente, e se ocorrer, o contrato é semelhante ao de aquisição de empresas. 

Porém, as empresas que buscam o Growth Capital, podem ter dificuldades com alguns requisitos dos investidores, como por exemplo, fornecimento de relatórios financeiros constantes e assertivos, o que torna esse tipo de negócio não vantajoso para ambos os lados.

O Growth Capital é uma modalidade de investimento pouco conhecida e diferente dos investimentos de capital de risco tradicional e de aquisição majoritária.

Contudo, é uma alternativa viável para investidores que buscam rentabilidades mais altas e para as empresas que necessitam de uma fonte de financiamento para o crescimento de sua receita e lucratividade.