O que é Green Book

Green book é um nome dado ao relatório com as projeções do mercado econômico norte americano produzido pelo Federal Reserve System (FED), banco central norte americano.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Green book pode ser traduzido como Livro Verde em português, porém é mais conhecido pelo seu nome em inglês. 

Os relatórios servem como guia para as instituições financeiras, investidores e para a sociedade em geral, pois informam as expectativas do PIB, inflação e a balança comercial, por exemplo. 

O Green Book é publicado em conjunto com o Federal Open Market Committee (FOMC) ou em português, Comitê Federal de Mercado Aberto, que é responsável por definir a política monetária dos Estados Unidos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Green Book 

Nos Estados Unidos existem doze filiais do FED, todas elas emitem um parecer da situação monetária em suas regiões e enviam ao comitê para que seja decidido por meio de votação as diretrizes. 

O FOMC se reúne oito vezes por ano para definir a política monetária de curto prazo. 

Nesse momento, podem alterar a compra e venda de títulos do governo americano, além de mudanças na taxa básica de juros.

O FOMC é composto por diversos relatórios, dentre eles o Green Book, Blue Book e o Beige Book. 

  • O Green Book analisa cenários norte americanos e internacionais visando prever o mercado financeiro
  • O Blue Book descreve alternativas de políticas monetárias que podem ser adotadas durante o FOMC
  • O Beige Book revisa qualitativamente as condições econômicas atuais. É publicado oito vezes ao longo do ano antes das reuniões do FOMC. É um dos relatórios mais importantes na tomada de decisão do comitê.

Em 2010, os relatórios do Green Book e Blue Book foram unificados no Teal Book.

No primeiro momento o relatório do Green Book considerava todas as operações financeiras, porém hoje em dia, com as transações financeiras eletrônicas, o relatório está mais exclusivo para operações do governo federal americano. 

Nesse cenário, o relatório continua a ser publicado de forma online, porém mais compacto. 

No Brasil, o sistema é um pouco diferente, há a publicação do FOCUS, um relatório similar ao Green Book, porém com um processo de formulação um tanto diverso.

A coleta de informações do FOCUS é feita semanalmente e se inicia nas intuições financeiras que preenchem uma série de requisitos. Atualmente a maior parte delas são como bancos, consultorias, faculdades de economia e entre outros. 

Com os dados em mãos é necessário o abastecimento semanal do Sistema Expectativas de Mercado do Banco Central e ao final do mês é divulgado as cinco melhores instituições que tiveram maiores números de acertos nas projeções do mercado financeiro. 

O Focus é composto pelos seguintes indicadores econômicos: 

  • Taxa Selic: representa os juros básicos da economia brasileira
  • Taxa de Câmbio: preço da moeda estrangeira com base na moeda nacional 
  • Taxa de crescimento do PIB: variação do volume do Produto Interno Bruto (PIB)
  • IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado): Variação dos preços. Inflação ou Desinflação em um determinado período.
  • IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo): identifica a variação de preços no comércio
  • IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

E assim como nos Estados Unidos, no Brasil esses indicadores auxiliam na tomada de decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) que cumpre um papel similar ao FOMC, e é acompanhado pelo mercado financeiro, social e político. 

Vale a pena destacar que as decisões de política monetária afetam de maneira mais direta os investimentos em renda fixa, especialmente títulos como os do Tesouro Direto.

Importância do Green Book

O Green Book nos Estados Unidos e o FOCUS no Brasil são instrumentos muito importantes de planejamento financeiro que auxiliam na tomada de decisão dos investidores nacionais ou internacionais.

No Brasil, a publicação do FOCUS nas segundas-feiras de manhã gera uma expectativa do mercado financeiro no decorrer da semana, e é uma importante ferramenta de avaliação da economia do país.