O que é Grande depressão de 1929

Grande depressão de 1929 foi um evento caracterizado pela forte recessão econômica que iniciou com a quebra da bolsa nos Estados Unidos. E foi considerada a pior recessão econômica do sistema capitalista.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Conhecida também por Grande Depressão, foi um dos momentos marcados pelo desemprego de milhões de pessoas, perda de patrimônios, levando a queda de importações e exportações de diversos países. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Antecedentes da Grande Depressão

Os anos anteriores à Grande depressão de 1929 foram marcados pela grande euforia do mercado financeiro norte americano impulsionado pelo crescimento da economia após a Primeira Guerra Mundial. 

Havia grandes expectativas de crescimento do mercado e os investimentos em ações da bolsa de valores dispararam, porém muitos dos valores não tinham nenhuma espécie de garantia (lastro). 

Nos anos 20 nos Estados Unidos houve uma grande procura por bens de consumo e a busca do estilo de vida americano (American way of live) levaram o aumento da produção a procura por crédito financeiro. 

Causas da Grande depressão de 1929

O descontrole do crédito, o crescimento da especulação financeira, a superprodução das grandes indústrias e os baixos salários contribuíram para a crise de 1929.

Nessa época as indústrias norte americanas estavam a todo vapor produzindo cada vez mais bens de consumo, porém o salário não acompanhava a alta produção e que houve falta de consumidores para tantos produtos. 

A falta de consumidores assustou o mercado financeiro que impulsionou a venda de mais de 12 milhões de ações no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como Quinta-feira Negra. Na semana seguinte, mais de 30 milhões de ações seguiram o mesmo caminho. 

Nesse contexto, o valor das ações caiu e bilhões de dólares desapareceram, o que quebrou a bolsa de Nova York (New York Stock Exchange) e resultou em diversas consequências no mundo todo. 

Em 1932, 90% das ações tinham perdido seu valor e levou 25 anos para que o Dow Jone, um dos principais índices da bolsa norte americana, se recuperasse aos níveis antes da crise.

A taxa de desemprego subiu para mais de 44% em diversos países e o comércio internacional foi reduzido em 1/3, empresas e bancos faliram e o aumento da pobreza foi uma das principais consequências da crise.

No Brasil, o café era o principal produto de exportação e teve seu valor de mercado despencado, para tentar valorizar o preço desse produto o governo na época comprava as sacas de café e depois os queimava. 

A crise de 1929 durou até 1933 e ficou conhecida como Grande Depressão, pois o mercado internacional estava sem perspectivas e havia um clima de tristeza e preocupação em grande parte da população e muitas pessoas se suicidaram. 

Lições da Grande depressão de 1929

A fim de amenizar os impactos da crise, diversas soluções políticas foram aplicadas, como por exemplo o New Deal (Novo Acordo) implementado durante o governo de F. Delano Roosevelt, 32º presidente norte americano.

O principal objetivo do New Deal era diminuir o desemprego criando postos de trabalho por meio de investimentos estatais e privados. 

No New Deal houve a estruturação do controle do Estado sobre a Economia aplicando mecanismos de regulação das atividades bancárias, do mercado financeiro e de trabalho.

Também instituiu o subsídio de desemprego, o salário-mínimo, auxiliou na organização corporativa das indústrias e criou leis trabalhistas e passou a fiscalizar ações do mercado financeiro. 

A Grande depressão de 1929 ensinou lições ao mercado financeiro, a primeira delas é a volatilidade das ações e a regulamentação de compras e vendas de ativos, controle de crédito e de produção. 

Outra lição aprendida é o dinamismo do sistema financeiro e o seu ponto de equilíbrio entre toda a cadeia do mercado internacional.