O que é Goodwill

Goodwill é o valor ativo não mensurável, ou seja, não considerado em valores financeiros de uma empresa. Pode-se chamar de patrimônio da marca.

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O termo Goodwill é muito utilizado na contabilidade como um ativo com um valor intangível e intrínseco que uma empresa tem de gerar lucros. 

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Aspectos do Goodwill

No Goodwill diversos aspectos da empresa são considerados, por exemplo: 

  • Qualidades e diferenciais da empresa
  • Marca registrada
  • Conhecimento organizacional
  • Credibilidade de mercado
  • Conhecimento intelectual 
  • Carteira de clientes
  • Cultura organizacional
  • Patentes

Outros aspectos podem ser considerados dependendo caso a caso. 

Apesar do Goodwill não ser contabilizado no Balanço Patrimonial, esse ativo deve ser considerado em um processo de valorização de uma empresa. 

Quanto mais ativos intrínsecos uma empresa possuir, maior será sua valorização de mercado. 

Cálculo do Goodwill

Na contabilidade o cálculo do goodwill é a subtração do Preço de Aquisição e o Valor do Capital Próprio. A diferença entre eles resulta no preço do goodwill. Porém, há diversas formas de tentar mensurá-lo.

Entende-se que o cálculo do goodwill é a diferença entre o valor pago e o valor justo de todos os ativos. Outra forma de calculá-lo é subtrair o valor de aquisição e o valor avaliado no mercado. 

Para o cálculo do goodwill deve-se considerar todos os aspectos intrínsecos da empresa, conforme já mencionado. Dessa forma, quanto mais aspectos intrínsecos forem identificados maior será a diferença entre o valor de aquisição e o valor avaliado de mercado. 

Outra forma de considerar o Gooddwill é o Ágio e o Deságio, ou seja, a diferença entre o valor adicional cobrado em um produto e o pagamento do valor abaixo de mercado. Por exemplo:

A empresa XYZ está à venda por R$ 60 milhões, R$ 40 milhões em ativos e R$ 20 milhões em passivos. Seu Goodwill será de:

Goodwill = 60-(40-20) = 40 

Ou seja, R$40 milhões corresponde ao valor de ativos intangíveis da empresa XYZ.

No cálculo Mais-valia o Goodwill é resultado da diferença entre os ativos líquidos de uma empresa, levando em conta seus valores justos e individuais, e o seu valor contábil. 

No Brasil, a lei nº 12.973 de 2014 estabelece três itens fundamentais para elaboração do preço de aquisição de uma empresa, são eles: 

  • O valor do patrimônio líquido no momento da aquisição
  • Mais ou menos-valia, ou seja, o valor justo dos ativos líquidos menos seu valor contábil
  • Goodwill

Esses itens são citados também pelo Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) que estabelece princípios e exigências para aplicação do método de aquisição em casos de combinação de negócios (CPC 15). 

Exemplos de Goodwill

Empresas com marca registrada, credibilidade de mercado e que investem em inovações e em pesquisa e desenvolvimentos, em geral, são empresas com maiores valores de Goodwill.

Os setores com maior aumento de Goodwill estão relacionados à tecnologia de softwares, seguido pelos setores financeiros, automóveis e varejo. 

De acordo com um estudo realizado pela Interbrand, uma consultoria do grupo Omnicom, em 2020 marcas como Apple, Amazon e Microsoft tiveram em média um crescimento de 50% no valor de suas marcas. 

Com certeza, o valor de mercado dessas empresas é maior graças aos seus ativos intangíveis do que pelo seu patrimônio líquido.

Por exemplo, se a Apple fosse comprada deve-se considerar em seu valor de aquisição, o seu potencial de gerar lucros por meio de sua credibilidade, inovação e impacto que traz ao mercado de tecnologia. 

Em outras palavras, essa empresa possui um alto valor de Goodwill. 

Análise de Goodwill para investimentos

O valor de Goodwill está descrito no preço de aquisição de uma empresa e deve ser considerado no cálculo de oportunidades desses ativos

Compreender o mercado e as relações da companhia com seus clientes, fornecedores, funcionários e parceiros, ou seja, o patrimônio da marca, são fundamentais para tomar decisões de investimento.