O que é Golden Coffin

Golden Coffin traduzido para o português como Caixão Dourado, é um pacote de benefícios dados aos herdeiros de executivos que falecem ainda empregados e são segurados por um contrato. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Golden Coffin é um conjunto de direitos concedidos por falecimento ou em alguns casos de incapacidade parcial ou total de trabalho de um executivo de alto escalão.

Os direitos são descritos em um contrato e são inclusos os tipos de benefícios que serão pagos, a quem e por quanto tempo após a morte. 

Há alguns tipos de Golden Coffin que consideram benefícios como por exemplo: fundos de pensão, seguro-saúde, bônus dinheiro, pagamento de salários não ganhos e opções de ações. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Golden Coffin

O benefício é comumente concedido a executivos com responsabilidades jurídicas, com a finalidade de reter talentos e compensar o encerramento do contrato de trabalho.

O Golden Coffin é geralmente oferecido a executivos de empresas públicas, e é utilizado a várias décadas, porém não há um consenso sobre seu uso. 

O alto custo e o baixo retorno fazem algumas empresas e executivos não adotarem esse tipo de programa de benefícios, e optarem por programas menos custosos e mais eficientes. 

Outros principais programas de benefícios mais comuns são: 

  • Golden Parachute (Paraquedas Dourado): garante ao executivo um grande pacote de indenização em caso de fusão ou aquisição de empresas. 
  • Golden Handshake (Aperto de mão Dourado): garante ao executivo um alto pagamento caso seja desligado devido a aposentadoria, negligência ou demissão. 

Existem outros tipos de cláusulas que podem ser adicionadas ao contrato de Golden Coffin, podendo variar com as preferências das partes envolvidas.

Casos de Golden Coffin

Em 2008, uma empresa pagou a um executivo US$ 2,7 milhões após sua morte. O valor era referente ao salário-base de um ano, prêmios de ações aceleradas e receitas de seguros.

Em outro caso, um executivo acordou em receber um salário até completar 99 anos de vida e morreu ao completar 92 anos. 

Polêmicas do Golden Coffin

Esses três tipos de benefícios geram grandes polêmicas, alguns dizem que os executivos têm altos salários durante toda a vida não sendo necessário o pagamento póstumo.

Os oponentes do Golden Coffin defendem que os acordos dos executivos devem considerar seus desempenhos uma vez que outros benefícios são pagos durante o trabalho.

Dentro desses programas de benefícios, é comum o pagamento de indenização aos executivos caso seja decretada a falência da empresa. 

Em contrapartida, em casos de falências de empresas, funcionários e fornecedores não estão segurados do recebimento dos benefícios e direitos trabalhistas, o que pesa na decisão de adoção desse programa.

Há outros que defendem a contratação desses benefícios uma vez que são raramente pagos e que é uma estratégia de retenção barata de talentos dentro de uma empresa. 

Nas últimas duas décadas os pagamentos de Golden Coffin feitos por empresas públicas têm sido escassos, o que contribui para a argumentação de uso do programa. 

De acordo com especialistas, o Golden Coffin deve ser submetido a um teste de detecção, ou seja, deve ser amplamente debatido em reuniões com acionistas e a alta gestão de cada empresa.

História do Golden Coffin

Conforme falado anteriormente, o Golden Coffin, foi muito utilizado em décadas passadas, porém sua popularidade sofreu queda após mudanças da política de transparência de empresas de capital aberto e a crise econômica de 2008. 

Com a grande recessão no mercado financeiro, muitas instituições de regulamentação passam a exigir mais transparência nos relatórios financeiros e nos dados de remuneração de empresas. 

Ao divulgar os dados, algumas empresas tiveram problemas com seus acionistas que não concordavam com os altos custos de políticas de benefícios dos executivos. Rompendo assim a prática comum do Golden Coffin.

Ainda hoje, há empresas que possuem contratos de Golden Coffin e ainda contratam executivos com esses tipos de benefícios.