O que é Golden Circle

Golden Circle pode ser traduzido no português como Círculo Dourado, é um conceito que cria e desenvolve o propósito de um negócio, pessoa ou ideia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O método do Golden Circle, considera o modo de pensar, agir e comunicar fundamentais para a criação de valor e impacto no mundo. 

Simon Sinek foi criador desse conceito e escreveu um livro chamado Strat with why (Titulado no Brasil como “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”) 

Em seu livro o autor defende que grandes influenciadores utilizam o porquê das coisas para inspirar pensamentos, ações e comunicação. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Golden Circle nas empresas

Em um estudo feito por Simon Sinek, constatou que várias empresas, as mais inspiradoras, utilizam do conceito do porquê, tendo um grande propósito baseando-se no porquê existente e persistem.

Simon Sinek, criou uma metodologia para inspirar pessoas que se baseia em três perguntas básicas organizadas em três círculos de dentro para fora: Porquê, Como e O quê.

  • Porquê (parte mais interna do círculo): questiona o propósito e o objetivo do negócio, define as principais causas que movem projetos e campanhas. 
  • Como (parte mediana do círculo): auxilia na definição de um plano de ação para atingir metas.
  • O quê (parte mais externa do círculo): define os produtos vendidos. 

Por exemplo: 

A Apple, é uma das principais empresas que utilizam desse conceito em produtos. Seus consumidores não compram apenas um celular, compram o propósito Apple, desafiar o mercado trazendo pensamentos diferentes (porquê).

A Apple desenvolve produtos com design inovador e de fácil uso (Como), e vende diversos tipos de produtos, desde celulares a músicas em seus aplicativos (O quê).

Com base nessas três perguntas, a metodologia entende que ao expressar uma ideia explicando seu propósito (porquê) inspiramos pessoas e as motivamos. 

Vantagens do Golden Circle

De acordo com o criador do método, Simon Sinek, as empresas que aplicam o Golden Circle, se destacam em: 

  • Comunicação mais efetiva dentro e fora da empresa;
  • Engajamento de seus clientes;
  • Inspira colaboradores, fornecedores e clientes;
  • Melhora a imagem no mercado;
  • Se destaca da concorrência;
  • Valorização do produto e negócio

Algumas empresas utilizam de seus propósitos também nas áreas de marketing buscando clientes com uma visão semelhante a suas e os cativam. 

Segundo Simon Sinek, o porquê fazemos ou vendemos algo move e inspira pessoas, sendo mais fácil comprar ou entender algo quando alguém explica o porquê. 

O especialista afirma que colaboradores são mais motivados se encontram propósito nas tarefas que executam no seu dia a dia. Dessa mesma forma, se sentem inspirados a trabalhar dentro de uma empresa.

Quanto mais os colaboradores entenderem o porquê as empresas existem e persistem em seus propósitos, mais irão se sentir felizes em trabalhar lá e usarão seus entusiasmos a favor dos negócios. 

Criador do Golden Circle

Nascido na Inglaterra em 1973, Simon Oliver Sinek se define como “um pensador visionário com um intelecto raro.”

Autor de cinco livros, incluindo o best-seller, Start with Why (“Porquê?: Como grandes líderes inspiram ação”) de 2009 conhecido por apresentar a metodologia do Golden Circle.

Autor também do best-seller, Leaders Eat Last: Why Some teams Pull Togheter and Other Don’t” (Líderes se Servem por Último: Como construir equipes seguras e confiantes) de 2014. 

Iniciou sua carreira em agências de publicidade em Nova York, mas logo começou a dar palestras divulgando a metodologia do Golden Circle.

A palestra How Great Leaders Action (Como grandes líderes Agem) de 2010 dada por ele no TED alcançou recordes de acesso e até hoje é o segundo vídeo mais assistido na plataforma.

Atualmente trabalha como consultor de grandes empresas e contribui com organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.