Ainda em meio à maior crise da história da aviação, as companhias aéreas Gol (GOLL4), do Brasil, e Avianca, da Colômbia, anunciaram na quarta-feira, 11, a criação de uma holding, o Grupo Abra, que vai controlar as duas empresas.
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O novo grupo também terá participação na Viva, da Colômbia, e na Sky Airline, do Chile.
O acordo - que ainda precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores - deve ajudar as empresas a reduzir seus custos em um momento em que o setor sofre com a ressaca da crise da covid-19 e com a alta do preço do combustível.
Com sede no Reino Unido, o Grupo Abra terá capital fechado. Investidores (sobretudo o fundo Elliot) se comprometeram a injetar até US$ 350 milhões em ações da holding, garantindo liquidez ao grupo.
Apesar do negócio, tanto a Gol como a Avianca continuarão com suas marcas e operando separadamente. De acordo com fontes, ainda não há uma definição se a Gol permanecerá listada na B3.
A família Constantino, controladora da empresa brasileira, terá uma participação maior no novo grupo.
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O acordo entre as empresas vem em um momento em que a Gol ainda se recupera da crise gerada pela pandemia. Hoje, o valor de mercado da companhia equivale a 38% do total pré-pandemia, e analistas vinham preferindo os papéis da Azul aos da empresa da família Constantino.
A notícia da transação dividiu o mercado entre analistas que consideram a união entre as empresas positiva para a Gol e entre aqueles que veem efeito neutro.
As ações da empresa fecharam em queda de 1,67% ontem na Bolsa, acompanhando a tendência para as aéreas diante da desvalorização do real.
Sinergias
Analistas do Goldman Sachs e do Bradesco BBI classificaram a notícia como "positiva" para a Gol, pois a empresa pode ganhar com sinergias no planejamento de rotas, ofertas de produtos e programas de fidelidade.
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Já o analista Pedro Bruno, da XP, classificou o acordo como "neutro" para a empresa brasileira, pelo menos por enquanto.
"É um acordo exclusivamente entre grupos controladores de empresas aéreas. Eventualmente, pode ser positivo no sentido de criação de sinergias. Mas isso ainda é algo a ser avaliado", disse.
Para o especialista em aviação André Castellini, da consultoria Bain & Company, a principal vantagem da transação para a Gol será a sinergia na conexão de malhas.
Os passageiros da empresa terão mais opções de voos para fora do País. Castellini diz não acreditar que o impacto será grande para as concorrentes.
Mas, entre Azul e Latam, a segunda deverá sofrer um pouco mais, dado que também tem como um de seus diferenciais a oferta de voos internacionais.
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"Mas a Latam ainda terá a vantagem de ter mais voos diretos", afirma o consultor.
Os analistas Stephen Trent e Filipe Nielsen, do Citi, destacaram que o movimento pode desencadear outras operações de fusão ou ampliação de participação no continente.
Hoje, a American Airlines tem uma fatia de 5,2% na Gol, enquanto a United Airlines possui 8% da Azul.
"Pode ser interessante ver se esses desenvolvimentos aumentam a urgência de a United alcançar um acordo semelhante com a Azul", escreveram em relatório.
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O salvadorenho Roberto Kriete, acionista da Avianca, será o presidente do conselho do novo grupo.
Já Constantino de Oliveira Junior, da Gol, será o presidente executivo do grupo. O atual presidente da Avianca, Adrian Neuhauser, e o diretor financeiro da Gol, Richard Lark, serão copresidentes do grupo.
Resultado da Gol no Primeiro Trimestre de 2022
O resultado da GOL (GOLL4) no primeiro trimestre de 2022 (1t22), divulgado no dia 28 de abril, apresentou um lucro líquido de R$ 2,6 bilhões no 1t22, apresentando alta de 204% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda recorrente da Gol atingiu R$ 542,2 bilhões no 1T22, apresentando alta de 852,0% na comparação com o 1T21.
A margem Ebitda recorrente da Gol totalizou 16,8% no 1T22, apresentando crescimento de 21,4 pontos percentuais na comparação com o 1T21.
A margem líquida da Gol atingiu 81,0% no 1T22, apresentando crescimento de 240,8 pontos percentuais na comparação com o 1T21.
As ações da GOL (GOLL4) acumulam de queda de 12,54% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 47,95% nos últimos 12 meses.
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