O que é GMV - gross merchandise volume

GMV - gross merchandise volume, pode ser traduzido no português como Volume Bruto de Mercadorias, é uma métrica de desempenho utilizada em mercados de e-commerce, ou seja, em plataformas digitais. 

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O cálculo do GMV volume é o produto do preço de venda e a quantidade de produtos vendidos em um determinado período, podendo ser calculado mensalmente, trimestralmente e anualmente. 

O GMV volume é uma métrica de alto impacto no orçamento empresarial, sendo utilizada para acompanhar o desempenho de um tipo de produto, vendedor e até mesmo da plataforma digital.  

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Vantagens do GMV - gross merchandise volume

O GMV possibilita o maior controle das vendas, sendo um importante indicador nos relatórios financeiros, porém deve ser comparado em conjunto com outros indicadores.

O GMV é utilizado para ter previsibilidade financeira e tomar decisões com base na divulgação de resultados, entretanto, é necessário associá-lo a indicadores como os custos de produtos e de impostos.

Desvantagens do GMV - gross merchandise volume

De acordo com especialistas, a principal desvantagem dessa métrica é a necessidade de relacioná-las com outras, pois não oferece muitos dados e seu valor é facilmente alterado.

Além disso, não considera outras variáveis como valores de impostos, custos com estoques, transporte, preços promocionais e entre outros

Exemplo de Cálculo do GMV - gross merchandise volume

Como citado acima, o GMV é o preço de vendas multiplicado pela quantidade de vendas realizadas em um determinado período.

Por exemplo: Um e-commerce vende uma bateria por R$ 25,00 cada e no último mês vendeu 800 baterias. Dessa forma, temos que o GMV, é igual a R$ 20.000,00.

Nessa situação, é possível comparar o indicador com meses anteriores e observar se houve um aumento significativo.

Quanto maior for o aumento, mais significativas podem ser as vendas, porém tome cuidado, ao tomar decisões olhando apenas o GMV, lembre-se que os custos dos produtos podem ser variáveis.

GMV - gross merchandise volume e outros indicadores

O GMV pode ser analisado em conjunto outros indicadores como por exemplo:

  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Nível de Satisfação com os Produtos (NPS);
  • Ciclo de Vida do Cliente;
  • Taxa de Churn;
  • Taxa de Conversão;
  • Receita média por usuário (ARPU);
  • Valor líquido da Mercadoria;
  • Valor ao longo da vida do cliente (CLV);
  • Valor médio do pedido (AOV);

E é possível analisar em conjunto com os indicadores das áreas financeiras e contábil como a Receita, Lucro Líquido e Presumido, Custo de Estoque e de Aquisição de Produtos.

Nesse contexto, a análise dessas métricas podem auxiliar na análise fundamentalista dos ativos de uma determinada empresa, podendo ser parte do critério de desempenho e desenvolvimento de um e-commerce.  

Utilização do GMV - gross merchandise volume dentro das empresas

O conjunto de indicadores, entre eles o GMV, são utilizados tanto no contexto das empresas com alto número de faturamento, como também individualizados para cada vendedor, comparando-os.

Algumas plataformas digitais de vendas pela internet disponibilizam aos seus vendedores e colaboradores uma série de dados para acompanhar seu desempenho, promovendo benefícios para aqueles que têm maior desempenho.

Em algumas empresas há bonificação para quem tem bom desempenho nas vendas, podendo por exemplo, ter aumento da comissão de vendas, maior visibilidade dos seus produtos ofertados pelo colaborador e oferecimento de cupons de descontos. 

O GMV pode ser uma excelente estratégia de negócio se associados com outros indicadores já citados, uma vez que há uma alta demanda de vendas pela internet e a necessidade de melhor controlar as transações. 

O valor significativo dessa e de outras métricas podem auxiliar na tomada de decisão de compras de ativos de uma determinada empresa, além de ser uma boa ferramenta de análise de transações.