A JBS (JBSS3) quer se tornar relevante no mercado global de peixes, a última fronteira que falta para a empresa no setor de proteína animal, e a compra da australiana Huon Aquaculture é o primeiro passo para isso. Essa é a visão do presidente global da companhia, Gilberto Tomazoni.

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Segundo ele, a empresa quer repetir a expansão que teve em outros segmentos, como o de frangos, suínos e de alimentos processados.

"É um segmento que continua crescendo ano após ano e não existe qualquer tipo de barreira religiosa para o crescimento. Não sei dizer em quanto tempo vamos ter essa relevância, mas o que eu posso dizer é que aprendemos rápido", afirma Tomazoni em entrevista ao Estadão. "É muito mais do que uma aquisição: é um movimento estratégico."

Nesta sexta-feira, 6, a JBS firmou um acordo para comprar a operação da Huon por cerca de R$ 1,65 bilhão, ou 425 milhões de dólares australianos.

O negócio ainda depende da aprovação de órgãos reguladores da Austrália e também da aprovação dos acionistas da Huon.

No entanto, os principais acionistas da empresa, Peter e Frances Bender (que possuem 53% do negócio), recomendaram o negócio dizendo que ele atende aos melhores interesses do grupo.

A estreia da JBS na produção própria de pescados acontece em um mercado em que ela já possui uma operação importante.

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Na Austrália, a companhia brasileira já possui mais de 12 mil empregados e tem a exportação de carne bovina como o seu principal negócio. Recentemente, a empresa comprou a Rivalea, líder no país na produção de suínos.

Porém, a operação da Huon funciona praticamente para abastecer o mercado interno: apenas 15% dos peixes são exportados.

Para Tomazoni, esses números de exportações podem crescer, já que a empresa possui uma grande experiência com esse mercado.

"O mercado australiano continuará sendo o foco, mas existe todo um mercado premium de exportação de produtos frescos. E, caso o negócio seja aprovado, a Huon terá acesso a toda a nossa estrutura de distribuição, marketing e vendas. Vamos ter uma grande sinergia nisso", afirma.

Mas o mercado que a Huon deve acessar para um aumento de exportações será a Ásia, segundo o executivo. Ou seja, os peixes, pelo menos no início, não serão exportados para o Brasil.

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Em março deste ano, a JBS estreou no mercado de pescados com uma nova linha da Seara, com produtos como filé de tilápia, lombo de salmão (especialidade da Huon) e camarão, entre outros.

Para David Lelis, sócio da Valor Investimentos, o mercado apostou que a empresa está tendo um gasto agora para ter um caixa futuro bem mais positivo.

"Não é um mercado igual, mas que combina bastante com os outros em que ela já atua", afirma.

Para Saulo Sturaro, sócio da JK Capital, o risco da aquisição é baixo e a empresa deve, em breve, fazer novas aquisições nessa área.

"O consumo de peixes saiu de 9 quilos por pessoa para ultrapassar mais de 20 quilos atualmente. Olhando para o porte da empresa e as sinergias que ela conseguiria, nos parece uma expansão muito interessante", diz.

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Resultado da JBS no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado do JBS (JBSS3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 12 de maio, apresentou um lucro líquido de R$ 2,0 bilhões no 1t21, contra prejuízo de -R$ 6,0 bilhões em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da JBS atingiu R$ 6,9 bilhões no 1t21, apresentando crescimento de 75,8% na comparação com o 1t20.

A margem Ebitda da JBS totalizou 9,1% no 1t21, apresentando crescimento de 2,2 ponto percentual na comparação com o 1t20. 

A Margem líquida da JBS atingiu 2,9% no 1t21, apresentando crescimento de 13,3 ponto percentual na comparação com o 1t20.

As ações do JBS (JBSS3) acumulam alta de 1,72% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 52,57% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estadão Conteúdo.